Conheça o comportamento e algumas das preferências dos consumidores afluentes em relação aos programas de fidelidade em que participam
Por Erica Mendes
De nada adianta os consumidores ricos serem mais propensos a usar programas de fidelidade se as marcas de luxo não desenvolverem sistemas fáceis de usar e que tenham uma estratégia de recompensas alinhada às necessidades e desejos de cada cliente.
Segundo o relatório ‘Envolvendo os Consumidores em uma Era de Crescente Desconfiança da Marca’, publicado pela empresa americana CrowdTwist, os novos ricos têm um perfil diferente de comportamento quando optam por participarem de um programa de fidelidade em relação aos demais consumidores.
Quando se trata de ganhar pontos, eles estão mais abertos a responder uma pesquisa ou a participar de um jogo do que compartilhar conteúdo nas mídias sociais. Eles também querem ser recompensados por cada interação que tenham com uma marca, incluindo visita à loja física ou ao site.
Enquanto os consumidores em geral se associam principalmente aos programas de fidelidade para economizar dinheiro, 63% dos afluentes estão dispostos a pagar por vantagens como o frete grátis. Eles também estão bem menos interessados em receber tratamento VIP por meio de programas de fidelidade, como convites para eventos privados.
Cerca de 9 entre 10 dos entrevistados* que fizeram parte do estudo da CrowdTwist disseram que preferem descontos ou dinheiro de volta para seus pontos, em comparação com apenas 22% que querem experiências.
Os consumidores afluentes com renda acima de US$ 100.000 são mais propensos do que a média a buscar descontos por meio de programas de fidelidade. Eles também estão mais aptos a desistir de um programa se sentirem que não estão recebendo recompensas relevantes.
*Estudo entrevistou 1026 consumidores nos EUA.
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