Aumento foi impulsionado pela demanda mais forte de consumidores sensíveis ao preço do metal
A demanda global por joias de ouro aumentou 6% em termos gerais, chegando a 535,7 toneladas no terceiro trimestre desse ano em relação ao mesmo período do ano passado. O aumento foi impulsionado principalmente pela demanda mais forte de consumidores sensíveis ao preço e pelo crescimento nos principais mercados da Índia e da China, segundo divulgou o Conselho Mundial de Ouro (WGC).
Os principais mercados mundiais dentro do setor joalheiro também ajudaram a alavancar os números. Na Índia, a demanda se recuperou após dois trimestres consecutivos de queda anual, aumentando 10%, para 148,8 toneladas. Esse número se manteve estável durante o trimestre, em linha com a média trimestral de 147,5t. Uma queda significativa nos preços do ouro em agosto também impulsionou essa demanda na Índia, embora as flutuações cambiais tenham feito os preços subirem novamente logo depois.
A China também informou que registra uma demanda maior por de joias de ouro no terceiro trimestre, de 174,2t, um aumento de 10% em relação ao terceiro trimestre de 2017. Esse aumento ocorreu por conta de dois fatores que afetam aquele mercado: a demanda se beneficiou dos festivais Qixi (equivalente ao Dia dos Namorados da China) e do meio do outono.
A demanda de 24 quilates – ainda o maior segmento do mercado chinês – também viu um notável aumento graças a um mix de produtos em evolução, com uma mudança em direção a peças mais premium de produtos de altíssima pureza.
No Oriente Médio, a demanda por joias permaneceu sob pressão diante do estresse geopolítico, com queda de 12% no comparativo anual, para 37,7 t. A demanda por joias iranianas teve a maior queda na região pelo segundo trimestre consecutivo, com queda de quase 60% no terceiro trimestre, enquanto a Turquia viu a queda na demanda de 31% devido ao aumento e volatilidade do preço do ouro.