Empresa sueca cria aplicativo que indica se o diamante é sintético e ganha prêmio pela inovação
Débora Rodrigues
Os diamantes produzidos em laboratório continuam a ser uma preocupação para o mercado joalheiro. Agora, uma empresa sueca acaba de receber uma premiação, o Red Dot Award, por apresentar o aplicativo GemPen: uma inovadora ferramenta de triagem que possibilita distinguir gemas naturais daquelas produzidas em laboratório.
A indústria de pedras preciosas tem lidado com essa questão há tempos, tentando entender como o mercado se comporta. Por enquanto, ainda há receio quanto à entrada dos sintéticos. Assim, a ferramenta GemPen foi desenvolvida devido à crescente insegurança na validação de diamantes, principalmente porque as pedras criadas estão se tornando comuns.
O GemPen, juntamente com ajudas complementares, permite ao utilizador identificar sofisticados diamantes sintéticos, poupando tempo valioso no processo de avaliação. O Red Dot Design Award se estabeleceu como um dos mais procurados selos de qualidade para um bom design, com contribuições vindas de todo o mundo. O GemPen foi projetado pelo Studio Doms em estreita colaboração com a Gemometrics.
David Doms, designer de produtos da GemPen, disse: “Estamos muito orgulhosos por sermos um player ainda pequeno, mas que apresenta um nível de design de produto igual ao da Samsung, Apple e Sony, vencedores anteriores do Red Dot Design Award. Além de ser uma importante marca de qualidade para nós, mostra aos nossos usuários que há uma grande preocupação por trás do produto”.