FENINJER+

O coração pulsante de rubis

O coração pulsante de rubis

O coração pulsante de rubis

Obra do gênio do surrealismo ressurge na internet

Por Cláudia Santana

Em função do último Valentine’s Day, uma joia em forma de coração circulou na internet e chamou a atenção dos internautas, nem tanto por sua beleza, mas porque parecia pulsar. Na verdade, trata-se de uma verdadeira obra de arte da joalheria criada por Salvador Dali.

A joia, chamada “Coração Real”, que tem mais de 24 centímetros e está entre as mais cultuadas do mago do surrealismo, de fato, pulsa. A peça foi confeccionada em 1953 e leva ouro, 46 rubis, 42 diamantes, duas esmeraldas, além de pérolas, águas-marinhas, granadas, ametistas e peridotos.

Mas o mais incrível desse coração é mesmo o mecanismo que se encontra em seu interior. O componente eletrônico é capaz de fazer a joia vibrar, dando a impressão que o Coração Real realmente tem vida. Claro que à moda do estilo de Dali, envolto em ar misterioso e perturbador.

A preciosidade faz parte da coleção de joias projetada por Dali em colaboração com um milionário americano chamado Cummins Catherwood. O rico Catherwood forneceu milhões de dólares em pedras preciosas, que Dali incorporou em várias peças requintadas. Usando os desenhos de Dali, a coleção foi produzida em Nova York, sob a supervisão do ourives argentino Carlos Alemany. No total, 39 peças foram feitas, posteriormente trocando de mãos várias vezes antes de finalmente serem vendidas à Fundação Salvador Dali por 5,5 milhões de euros (quase US $ 7 milhões) em 1999.

• Confira os detalhes dessa joia excepcional nesse vídeo:

 

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima