Google divulga lista dos assuntos que estão ajudando a promover maior conexão com o público durante a pandemia do Covid-19
Por Erica Mendes
Nunca se produziu tanto conteúdo digital quanto agora durante o isolamento social. As empresas estão promovendo diversos temas, em diferentes plataformas, para conseguir manter relacionamento com seus clientes. E para ajudar as marcas a selecionar os assuntos que mais dialogam com o seu DNA e que, portanto, têm maior potencial de gerar conexão, o Google (Think with Google) divulgou uma lista dos 5 que têm atraído maior audiência no Youtube, durante o isolamento social causado pela pandemia do Covid-19.
Home office
Com muitas pessoas trabalhando em casa, as dicas de como tornar o home office mais eficiente está no topo da lista: nas últimas semanas, as buscas por “trabalho remoto” e “home office” atingiram nível recorde no Google e no YouTube — e sem sinal de desaceleração. A criatividade não tem fim para desmembrar o tema, desde como solucionar problemas de conexões lentas, lista de equipamentos necessários, até maneiras inovadoras de colaborar com seu time remotamente.
Estude comigo
Com escolas e universidades fechadas, os estudantes partiram para o aprendizado em casa e têm acompanhado aulas virtuais. Para manter a motivação e promover o companheirismo na hora dos estudos, eles têm consumido vídeos com o título “estude comigo’, uma tendência que surgiu em 2019, mas que ganhou força esse ano. E com o isolamento, a campanha do Fique em Casa #comigo ganhou relevância, trazendo entretenimento e companhia nos mais variados conteúdos no YouTube.
Refeições rápidas
Em busca de inspiração, pessoas ao redor do mundo estão assistindo vídeos relacionados a receitas numa média 45% maior do que viam em março de 2019 — e entre esse público, os vídeos de refeições rápida são ainda mais populares. À medida que as pessoas se preparam para o isolamento, esses vídeos ajudam a organizar as refeições.
Redução de estresse
O surto de coronavírus impacta as rotinas e traz novas preocupações. Por isso, os vídeos que ajudam a lidar com a ansiedade e o estresse ganharam relevância: desde dicas de meditação e yoga até conteúdos inesperados, como a construção de aquários com plantas feitos especialmente para peixes Betta. Esse ano, visualizações nos vídeos relacionados à meditação tiveram um aumento de 35% se comparadas ao mesmo período de 2019, sem mencionar que nunca foram tão altos os views e uploads de vídeos de ASMR (Autonomous-Sensory Meridian Response ou resposta sensorial autônoma do meridiano).
Exercício em casa
Globalmente, a busca por vídeos sobre “treino em casa” aumentou mais de 55% no mês de março em comparação com a média do ano anterior. Mesmo em tempos difíceis, as pessoas estão buscando sincronizar os horários habituais de treino à quarentena. Além disto, há a preocupação das pessoas se manterem em movimento por motivos de saúde e estética.