Viver de forma mais leve e equilibrada é possível e depende mais de nós mesmos do que das circunstâncias
Por Cledson Bernardo
Os tempos não estão fáceis, mas já reparou que tem gente que está lidando melhor com a situação do que outras? Independente de questões financeiras ou sociais, algumas pessoas têm uma capacidade maior para lidar com as dificuldades da vida. O que elas têm em comum?
Pelo que ciências humanas já comprovaram, existem sim alguns pontos que são essenciais para o equilíbrio emocional. Cada pessoa tem suas aptidões naturais, mas todos, de forma geral, podem praticar e desenvolver algumas habilidades.
Vale conferir, se observar, reconhecer que é possível viver melhor, querer mudar e praticar as chaves que cito aqui abaixo:
1. Pratique o autoconhecimento
Conhece a ti mesmo e será capaz de imperar sobre o mundo. Tenha por hábito observar suas próprias reações diante dos acontecimentos, sem julgamento. Apenas olhe a cena como se ela estivesse acontecendo com outra pessoa. Esse distanciamento vai te dar condições de ver outros pontos de vistas, separando a sua emoção dos fatos. Desse modo, você ganha controle sobre as situações. Lembre-se que decisões tomadas com base em reflexões calculadas sempre são mais assertivas.
2. Aprenda a lidar com frustrações
Algo deu errado? Não lamente, nem reclame. Prefira aprender com os erros. Tire lições da experiência em vez de perder tempo encontrando culpados. Jogar a culpa nos outros, ainda que seja o governo ou o coronavírus, só enfraquece a sua energia. Independente das circunstância você é o grande protagonista da sua vida. Assuma esse poder.
3. Aceite a realidade
A vida fica mais leve quando você para de brigar com ela. Aceite a realidade como ela é, sem fantasias ou expectativas. Tenha consciência dos seus limites e dos outros e, com isso, não espere por milagres. Crie a partir desses limites. Só assim conseguirá fazer uma limonada com os limões que vida oferece, sem precisar esperar por laranjas.
4. Pratique atividade física
Sim, o equilíbrio emocional também depende da saúde do seu corpo. Fazer atividade física é essencial não só para garantir a saúde física, mas também para a saúde mental. Inclusive nos faz sentir mais fortes e termos autodeterminação para permanecer na experiência, sem recuar ou desistir.
5. Seja grato
Gratidão à vida é mais do que papo de gente mística. Esse sentimento tem uma profunda ligação com o nosso eu mais íntimo, nossa capacidade de enxergarmos a vida como um presente e não como um peso. A partir daí tudo se torna experiência e oportunidade, e não mais um castigo.