Algumas atitudes são essenciais para ser capaz de inovar e ter sucesso nessa nova era
Por Caroline Sanches
Diz o velho ditado que onde há crise, há oportunidades. Então esse ano deve estar repleto delas, certo? A grande questão é: como encontrar e aproveitar em nossas empresas? Há muitas receitas prontas quando se trata de gestão empresaria, mas é certo que, sem algumas atividades não há como reinventar um negócio.
O primeiro desafio é não cair na tentação de olhar a turbulência com mesma lógica do passado. O momento é novo e os sucessos obtidos até aqui não são garantiam de nada. É precisa buscar o novo com a mesma paixão de um principiante, porém adotando algumas atitudes:
– Saiba ler o mercado e as mudanças
Para isso, avalie a extensão e a duração da crise econômica no mundo, no Brasil e no setor;
Veja a natureza da recuperação (em forma de U ou de V);
Considere a velocidade de recuperação do ramo;
Disponibilidade de caixa, linhas de crédito e investimentos para o seu negócio.;
O tamanho das empresas do seu mercado (por exemplo, empresas maiores podem receber mais assistência do governo ou ter mais acesso a empréstimos e investimentos).
– Tenha clareza sobre si próprio
Quais são seus objetivos?;
Está preparado para reinventar seu negócio?;
Tem a paixão e o desejo de recriar seu modelo de negócios?;
Conta com apoio e estabilidade da família para enfrentar tempos duros?;
Tem acesso aos recursos necessários (talento, dinheiro, etc.)?;
Decida se suas metas, talentos e recursos o tornam mais ou menos capaz de ter sucesso nessa nova ordem mundial. Se você não deseja reinventar seus negócios, considere alternativas para readequá-lo no todo ou em parte. Não se engane. Enfrente ou fuja!
Se a opção por lutar nesse novo mundo, não basta atualizar seu modelo de negócios. Não tente ajustar sua empresa ao futuro seguindo as previsões do momento. Em vez disso, esteja alerta para novas oportunidades que outros ainda não aproveitaram. Busque pesquisa e informações antecipadas, veja quem vem dando certo e o que está fazendo que a sua empresa ainda não fez.
E o mais importante: volte a ser o empreendedor que você foi quando começou seu negócio!