Reflexo das adaptações digitais enfrentadas ano passado, o Marketing Digital neste ano promete consolidar práticas que facilitam a vida do consumidor
Por Clara Lemos
O Marketing Digital traz novidades e promessas a cada ano, e em 2021 não poderia ser diferente. Com 2020 marcado pela pandemia da Covid-19 e o distanciamento social, as marcas tiveram que se adequar de uma vez por todas à transformação digital, como o e-commerce e o investimento na presença digital. Neste ano que se inicia essas tendências prometem se consolidar e desenvolver com maior profundidade.
As principais tendências do Marketing Digital em 2021 são: a busca cada vez maior pela Assistente por Voz, como a Alexa da Amazon. Durante a pandemia, a busca por assistente virtual cresceu 47% no Brasil, o que mostra ser um campo fértil para investimento das marcas. Outra tendência de Marketing neste ano são as Interações em Tempo Real- as Lives, que são usadas para transmitir shows, aulas, reuniões, jogos, etc. É interessante que as marcas utilizem as Lives para interagir diretamente com seu público, com perguntas e respostas, entrevistas, etc.
As buscas sem clique no Google também são uma tendência para este ano, uma vez que o buscador considera que a experiência do usuário é melhor se ele não precisar clicar em uma página para ter sua pergunta respondida. Isso é feito por meio dos trechos em destaque, por exemplo. Além disso, o TikTok e Reels, que são vídeos curtos, interativos, que utilizam funcionalidades como trilhas ou áudios e servem para divertir ou passar algum ensinamento, e tendem a continuar crescendo em 2021.
Outra novidade, que é mais fresquinha que está agitando o mundo digital, é o Clubhouse. Trata-se de uma plataforma onde os usuários podem participar de diferentes salas de bate-papo sobre uma ampla variedade de tópicos. As conversas são apenas em áudio e, quando terminam, desaparecem para sempre. No Brasil está no comecinho, mas já promete agitar as comunidades de diversas áreas.
As tendências do Marketing Digital neste ano podem ser resumidas em uma palavra: interação. É cada vez mais importante para o consumidor se sentir próximo das marcas e que elas se importam com esse relacionamento. Investir na criação de conteúdos como e-books, questionários, Lives, infográficos interativos, podcasts, são formas de estar presente na vida do público mais do que apenas um produto, mas uma autoridade em conteúdo.