Fidelizar clientes é tão importante quanto captá-los, e isso se faz com uma boa estratégia de pós-venda
Por Clara Lemos
A etapa que vem após a compra é chamada de pós-venda. Ela consiste em garantir que o cliente esteja satisfeito com o produto ou serviço que adquiriu, seja por meio de suporte rápido e resolutivo caso ele necessite, seja por meio de manter contato, como o e-mail marketing por exemplo, avisando-o dos lançamentos da marca. Se o cliente se sente satisfeito no pós-venda, as chances dele comprar novamente da sua joalheria ou indicá-la a alguém conhecido são grandes.
Por isso, fidelizar clientes é tão importante quanto captá-los. Essa é uma ótima estratégia diferencial da concorrência, uma vez que garantir um bom suporte pós-venda não é prioridade de muitas marcas. A adoção do funil pós-venda é uma ótima maneira de esquematizar como será o suporte. Ela é formada pelas seguintes etapas: adoção, que é quando o desafio é fazer com que o cliente insira a empresa em sua rotina, tornando-se um hábito recorrer à ela.
A retenção consiste em fazer com que o cliente continue atribuindo valor à sua marca de forma contínua. Durante a expansão o cliente indica a joalheria às pessoas conhecidas, aumentando a sua procura de forma orgânica. Já na advocacia, o cliente fidelizado torna-se advogado da empresa, defendendo-a e garantindo que ela tenha uma opinião positiva. Mapear a jornada do cliente também é importante para construir uma estratégia assertiva.