Especialista conta os segredos para o site da sua empresa ser achado no mecanismo de busca, além de economizar com anúncios e ganhar relevância
Por Erica Mendes
Para o especialista em marketing Digital Lucas Jardim, “as redes sociais podem mudar de uma para outra, mas a parte de otimização do conteúdo, ou seja, o SEO, é permanente. Por isso, independente do seu negócio, essa deve ser sua primeira estratégia para começar qualquer coisa na internet”.
De forma bem didática, ele explica que “SEO (Search Engine Otimization) é um conjunto de técnicas para posicionar uma página nos mecanismos de busca online, em especial o Google. Quanto melhor o SEO de sua página, maiores as chances de ela aparecer no topo quando o usuário busca pelo assunto relacionado ao seu conteúdo, e isso resulta em mais pessoas acessando a sua página – ou vai dizer que você não clica nos primeiros links que aparecem quando procura algo no Google?”
Mas por que o SEO deve ser considerado como a principal estratégia para a empresa que quer ter presença online? Jardim destaca três importantes fatores:
1. Volume de busca: “cerca de 40 mil pesquisas são feitas por segundo no Google”. E essas pesquisas são intencionais, ou seja, “a pessoa quer encontrar aquilo, diferente das redes sociais, em que a pessoa está recebendo o conteúdo de maneira passiva”.
2. Economize com anúncios: “o Google Ads e o Google Search possuem o mesmo mecanismo para determinar se vai aparecer para um usuário: são feitos de palavras-chave”. Ou seja, “se você tem um bom SEO, você vai aparecer na primeira página do Google, assim como aqueles que pagaram por isso, mas sem gastar nada”.
3. Criação de autoridade: aparecer no início das buscas deixa seu nome como autoridade sobre aquele assunto. “O primeiro contrato na minha empresa me gerou R$ 247 mil e isso porque o parceiro procurou por ‘estatísticas para viagens corporativas’ e o meu site foi o primeiro que apareceu porque eu tinha publicado um artigo sobre o assunto que estava com um SEO ótimo”.
Dicas para ter um bom SEO
O bom SEO precede de técnicas, como divisão em subtítulos, imagens que tenham a ver com o assunto, etc, para que o sistema que classifica as páginas no Google promova uma boa experiencia ao usuário, mostrando os conteúdos que vão fazer mais sentido para ele. Mas para conseguir isso tem alguns segredos que o especialista revela abaixo:
1. Pesquise o conteúdo antes de produzir: jogar no Google sobre o que você pretende falar te mostra qual é o formato que está sendo valorizado. Por exemplo, se você procurar ‘como dar nó em uma gravata’, o Google mostra primeiramente um vídeo, isso significa que os usuários querem essa informação nesse formato e entregar nele é o ideal. Sempre pense antes de produzir: como o usuário gostaria de ver essa info? E procure antes para ser mais assertivo.
2. Crie – e alimente – perfis nas redes sociais: o SEO deve ser sua principal estratégia, mas engana-se quem pensa que as redes são inúteis. Elas na verdade fazem parte de melhorar seu SEO. Ter seu link em outros sites e em outras redes apontando para o seu mostra para o Google que você é uma autoridade no assunto, então ele vai te deixar bem ranqueado na página de buscas. Por isso, é importante criar um perfil em várias redes sociais link para o seu site. Isso faz com que você gere relevância e força para ele.
3. Invista no SEO Local: se você colocar ‘hamburgueria’ no Google, ele vai mostrar um mapa com as mais próximas do seu local. Isso é o SEO Local, que dá preferência para os negócios mais próximos. Mas isso não significa que você não pode utilizar recursos para captar clientes em outras localidades.
No ‘Google Meu Negócio’, você pode configurar uma empresa para ser 100% online, então você pode ter uma sede física em Florianópolis, por exemplo, e uma sede digital na Avenida Paulista. Assim, quando usuários perto da avenida procurarem por empresas do seu ramo, o Google vai mostrar a sua. Use isso a seu favor criando uma sede online em um local que o público para seu negócio está em maior peso.
4. Leia a central de pesquisas do Google: o Google está constantemente atualizando o algoritmo que determina o que vai deixar uma página bem-posicionada. Isso significa que tudo isso que você acabou de ler pode mudar em cerca de duas semanas. Por isso, é importante se manter atualizado sempre.
Lucas Jardim é empresário de marketing digital e CEO da JAB Consultoria.