Especialista cita exemplos de joalherias que têm estratégias bem-sucedidas no marketing digital
Em um recente artigo, o idealizador da primeira agência growth hacker do Brasil, Neto Angel, comentou sobre o novo relatório ‘The Future of Luxury’, do programa de Mestrado Internacional em Gestão de Luxo (IMLUX), que aponta que 80% das vendas são agora “influenciadas digitalmente” em comparação com 45% de apenas sete anos atrás.
Segundo ele, isso significa que quatro em cada cinco compradores acessam “pontos de contato digitais” pelo menos duas vezes antes de comprar um produto ou serviço. “As marcas não têm controle sobre alguns desses pontos de contato – são blogueiros, influenciadores e colegas de mídia social que os consumidores procuram para obter conselhos. Por isso, as empresas de luxo estão investindo quantias muito maiores de dinheiro nessas novas formas de marketing com o objetivo de aumentar as vendas e forjar conexões online mais significativas com seu público-alvo”.
Para ajudar as micro e pequenas empresas em suas estratégias de marketing digital, com foco específico em seus sites e campanhas de mídia social, ele deu dicas trazendo algumas das abordagens mais bem-sucedidas por marcas de luxo, incluindo joalherias como Pandora e Tiffany & Co.
Otimização de mecanismo de busca
Marcas estabelecidas têm uma vantagem embutida quando as pessoas procuram seus produtos mais conhecidos online. Veja os exemplos de Pandora e Tiffany &Co. Para termos como “pulseiras Pandora”, “anéis de noivado da Tiffany” e “colares da Tiffany”, ambas as marcas terminam em primeiro lugar nos resultados de pesquisa orgânica (não paga) no Google. Nenhuma destas empresas caiu na armadilha que muitas outras conhecidas fazem de confiar no poder e na capacidade de reconhecimento de suas marcas para direcionar o tráfego para seus sites.
A estratégia de SEO orientada por palavras-chave e URLs bem estruturadas da Pandora resultam em que eles terminem primeiro para termos não específicos da marca, como “anéis de promessa”, “brincos”, “pulseiras” e “amuletos”. Da mesma forma, a Tiffany termina primeiro em “joias femininas”, “joias de loja” e “colar de pérolas reais”.
A estratégia de palavras-chave deve se concentrar em termos vencedores que correspondam à sua gama de produtos, mas não conte com o cliente usando o nome de sua marca como parte de sua consulta de pesquisa. Isso dá a você a oportunidade não apenas de competir com outras marcas de luxo, mas de vender para consumidores que podem pagar seus produtos e, por qualquer motivo, não teriam usado sua marca quando estavam prontos para comprar um produto específico.
Contando a história da sua marca por meio de ótimo conteúdo
O Google prefere sites que são consistentemente atualizados, assim como Pandora e Tiffany adicionam aos deles suas postagens regulares de blog. Idealmente, muito do seu conteúdo escrito deve ser ‘conteúdo de pilar’, ou seja, tão completo e generoso com suas informações que outros vinculam a ele.
Compartilhe com os visitantes a razão pela qual sua empresa existe, bem como o que você faz e o porquê (seus produtos, sua história e outros artigos que forneçam aos visitantes as informações de que precisam para fazer uma compra informada). Quer sejam conteúdos em textos, imagens ou vídeos, o valor extra pode ser extraído do conteúdo repetidamente, promovendo-o por meio de seus canais de mídia social e boletins informativos por e-mail.
Gere entusiasmo para seus produtos
Algumas marcas desejam vender online, mas outras requerem contato adicional com um cliente em potencial antes que a venda ocorra. Quando alguém visita uma página onde pode ocorrer uma venda ou quando pode deixar seus dados de contato para acompanhamento, suponha que esta pode ser a última vez que você os verá.
Use texto persuasivo, belas imagens e vídeos envolventes para mostrar sua marca e explicar o porquê que o produto em que alguém está interessado é a escolha certa. Faça backup disso, se possível, com depoimentos de clientes para mostrar ao visitante porque os outros acham que sua marca e o que você vende foi a escolha certa para eles. Afinal, parte do apelo de qualquer marca de luxo é a “prova social”.
Crie sentimento de exclusividade
As primeiras preocupações de que a presença online, de alguma forma, diluiria a exclusividade dos itens se mostraram infundadas. Se uma das funções de possuir produtos de luxo é exibir status para os outros, pode-se argumentar que os proprietários de produtos de luxo agora têm uma percepção de status mais elevada do que nunca. Isso ocorre porque a internet aumentou muito a consciência do público sobre a qualidade desses produtos e sua exclusividade de marcas individuais. Essa ‘nova’ visibilidade criou uma ‘nova’ demanda por esses produtos, mas, como o preço por eles oferecidos costuma ser uma barreira intransponível para a entrada da maioria, essa demanda continua insatisfeita. Essa falta de satisfação cria um ciclo de feedback onde, com o tempo, a exclusividade percebida aumenta.
Para seus clientes reais, você pode ter uma sensação de exclusividade online por meio de uma mistura de vantagens de fidelidade, serviços de concierge e grupos de membros privados online.
UX atraente e funcional
Os consumidores agora exigem que os sites de todas as empresas sejam acessíveis em qualquer dispositivo que estejam usando. Para um site padrão, 55% do tráfego vem de telefones celulares. Pessoas que visitam a versão desktop de um site ficam 4 minutos e 50 segundos a mais em um site do que aqueles que visitam a versão móvel.
Os usuários de dispositivos móveis valorizam a facilidade de navegação em um site e não esperam ter que trabalhar muito para encontrar as informações que desejam.
Redes sociais visuais
De acordo com o Business of Fashion, os clientes de luxo postam o dobro do usuário médio, interagem três vezes mais e consomem cinco vezes mais conteúdo. A Geração Z será responsável por 45% das vendas das marcas de luxo em 2025, gastando até seis horas de suas semanas fazendo compras online.
Você pode incentivar seus seguidores e clientes a compartilharem no Instagram suas experiências com outros seguidores por meio de conteúdo gerado por usuários para criar uma comunidade.
Usando a mídia social para gerar vendas e tráfego do site
Para marcas de luxo confortáveis com a ideia de vender seus produtos por meio de plataformas de mídia social, os anúncios do Facebook podem fornecer publicidade altamente direcionada para seu público-alvo.
A mídia social oferece a todas as empresas a oportunidade de se conectar em um nível pessoal com sua nova e futura base de clientes. Embora a grande maioria de seu conteúdo não deva ser abertamente comercial, visto que existe para direcionar novas vendas e tráfego para seu site, parte dele deve ser.
Enquanto você aborda novos e futuros clientes no Facebook e Instagram, sua empresa é um ‘convidado’ em uma plataforma sobre a qual você não tem controle sobre como funciona ou as regras que a regem. Por isso, incentivar os seguidores das redes sociais a virem ao seu site, onde você tem controle total, dá a você a oportunidade de capturar seus detalhes de contato direto por meio da assinatura do boletim informativo ou quando compram de você.