Na última semana, o Google lançou o Guia De Ecommerce 2022, com informações atualizadas sobre o comportamento do consumidor, de forma que as empresas possam desenvolver estratégias comerciais e de marketing mais assertivas e efetivas, visando o aumento das vendas.
Todas as orientações do conteúdo estão pautadas nas mudanças dos hábitos dos consumidores nos últimos anos. “As pessoas estão comprando de formas nunca antes imaginadas, reunindo as experiências online e das lojas físicas para que suas necessidades sejam atendidas. Neste sentido, é mais importante do que nunca localizar seus clientes e saber onde eles preferem comprar, colocando-os no centro das suas estratégias para oferecer ótimas experiências de consumo”, destaca o documento.
Dividido em 6 capítulos, o guia dá dicas de como se conectar melhor com os clientes nessa nova jornada de compra, com informações coletadas das principais ferramentas do Google, recomendações de produtos e insights de consumo que poderão ajudar sua empresa a atingir seus objetivos comerciais.
Bem completo, o material traz orientações como estratégias para construção de marca, preparação para datas sazonais, vendas por meio de aplicativos e até aceleração das vendas em lojas físicas. “No Google, entendemos que as barreiras entre online e offline desapareceram e o Guia nos permitirá ajudar mais empresas a se conectarem com os consumidores que querem comprar seus produtos, independentemente do canal”, explica Fernanda Bromfman, chefe de Negócios para Médias Empresas do Google Brasil.
O acesso ao Guia do Google deve ser por meio do Think with Google, plataforma online que reúne análises, insights e tendências de consumo em conteúdos criados por especialistas da companhia. Ele substitui o antigo Guia do Varejo, lançado nos últimos anos.
Veja abaixo a temática de cada capítulo. Para ler o conteúdo na íntegra, basta clicar no título desejado.
1. Os consumidores usam o Google todos os dias para navegar, pesquisar e comprar
Todos os dias, milhões de pessoas usam o Google para buscar produtos e comprar o que desejam. Saiba como alcançar seus consumidores em todos os momentos da jornada de compra.
2. Construa sua marca e conquiste novos clientes
Para as marcas, é importante aparecer em lugares nos quais clientes em potencial possam estar navegando. Saiba como criar reconhecimento de marca e destacar-se entre consumidores que estão em busca de produtos como o seu.
3. Aumente as vendas online e no app
Cada vez mais, clientes compram online e em aplicativos. Veja como criar experiências de compra integradas para alcançar novos consumidores em todo o ambiente digital e aumentar suas vendas.
4. Impulsione visitas e vendas nas lojas físicas
Empresas com lojas físicas necessitam proporcionar aos clientes uma experiência online integrada e otimizada localmente. Para conquistar vendas, saiba como fazer seu negócio se destacar no Google e impulsionar visitas às lojas.
5. Use insights para definir sua estratégia e melhorar o desempenho
As marcas que usam insights e dados proprietários para tomar decisões alcançam um melhor desempenho. Conheça os insights, ferramentas e soluções Google para aprimorar sua estratégia de marketing.
6. Prepare sua empresa para as datas sazonais de compras do último semestre do ano
Hoje, os consumidores estão começando as compras de fim de ano com meses de antecedência. Prepare-se para impulsionar suas vendas nesse período, aproveitando nossos insights e recomendações de produtos.