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Como a inteligência emocional pode otimizar o seu negócio

Como a inteligência emocional pode otimizar o seu negócio

Como a inteligência emocional pode otimizar o seu negócio

Saber controlar seus sentimentos é uma habilidade cada vez mais valorizada profissionalmente. Saiba mais sobre a inteligência emocional

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Foi-se o tempo em que apenas as habilidades técnicas eram suficientes para moldar um bom profissional. No mundo atual, as habilidades comportamentais também são fundamentais nesse processo: as chamadas “soft skills” têm sido cada vez mais requisitadas profissionalmente, uma em especial, a inteligência emocional.

Mas, afinal, o que é a inteligência emocional?

A inteligência emocional é a capacidade de identificar, classificar, gerenciar e controlar as emoções diante de cada situação, mantendo-se centrado nos seus objetivos e evitando a influência emocional no seu processo de decisão.

De acordo com o Dr. Fabiano de Abreu Agrela, PhD em neurociências e biólogo, em seu artigo “Inteligência emocional é crucial para otimizar e melhorar os negócios” – publicado pela Revista Multidisciplinar de Ciência Latina -, há uma estreita ligação entre a inteligência emocional e o sucesso profissional. “Saber lidar e gerenciar sentimentos e emoções objetivando melhores tomadas de decisão, especialmente no âmbito organizacional, ajuda a elencar o sucesso tanto nos lucros da empresa quanto na relação entre empregador e do empregado”.

Empresas X emoções: Uma combinação ideal?

Há algum tempo, as empresas buscavam uma isenção de emoções, baseando-se em processos lógicos e estritamente racionais: o uso e compreensão de fatores emocionais era totalmente afastado. No entanto, nos dias de hoje, elas são mais bem vistas e tidas como um elemento essencial para um bom profissional, além de serem consideradas cruciais para um bom desenvolvimento organizacional. “Hoje tem-se como ferramenta de argumentação, inúmeras pesquisas na área das emoções, que oferecem ótimas pistas sobre como medir o impacto das emoções de um líder e também como os melhores líderes encontram formas eficientes de compreender e aperfeiçoar o modo de tratar as próprias emoções e também as alheias”.

A interferência das emoções na tomada de decisões

A tomada de decisões exige a utilização de diversas habilidades cerebrais, como o raciocínio, análise de variáveis, etc… Para que tudo isso seja feito de forma adequada, é importante que exista um equilíbrio entre a emoção e a razão, evitando que seu lado emocional usurpe o poder do racional e gere decisões precipitadas. Assim, identificar quais emoções têm maior poder sobre você é o primeiro passo para conseguir deixá-las de lado diante de situações que pedem decisões racionais.

Como desenvolver uma inteligência emocional?

Saber lidar corretamente com seus sentimentos não é uma tarefa fácil, por isso, Dr. Fabiano apresenta três pontos importantes para começar a desenvolver essa habilidade:

1. Autopercepção

É o poder de saber reconhecer e compreender seus próprios sentimentos, de modo consciente enquanto estes ocorrem, gerando um bom comportamento a partir da confiança em suas emoções.

2. Autorregulamentação

É o autocontrole, a capacidade de lidar com seus próprios sentimentos e assumir responsabilidades quando se avalia o desempenho pessoal, gerando um bom desenvolvimento da organização.

3. Motivação

É a habilidade em administrar as emoções, procurando sua satisfação profissional de forma entusiástica, promovendo o alcance das metas pela ânsia de realização, dedicação e iniciativa, e buscando agir diante das oportunidades e a favor das metas organizacionais.

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