Quem melhor do que as marcas para falarem sobre seus produtos? Tendo a Alexa como intermediária, agora elas vão poder ajudar a responder perguntas comuns dos clientes
Por Camila Petry Feiler*
Se a Alexa já é um elemento indispensável nos lares, provavelmente ela se torne fundamental também para o seu negócio. A partir de outubro de 2022, a assistente virtual vai passar a responder perguntas com anúncios de produtos úteis dentro do catálogo da própria varejista.
Se você pergunta, por exemplo, como tirar pelo de cachorro do sofá, ela pode responder orientando a usar um produto patrocinado.
Segundo a Amazon, o novo recurso é chamado de “Customers Ask Alexa”, permitindo que algumas empresas possam incluir respostas personalizadas para determinadas perguntas dos clientes. As respostas passam por moderação da equipe da Alexa, que selecionarão o conteúdo mais relevante para os clientes.
Comando de voz virou rotina
No Brasil, uma pesquisa da consultoria Ilumeo revelou que o uso de dispositivos com comandos de voz aumentou 47% durante a pandemia. O levantamento mostrou ainda que 52% dos entrevistados percebem um valor agregado a aparelhos que disponibilizam esse tipo de tecnologia e até estariam dispostos a pagar mais por ela.
Por que? Além da hiperconectividade, onde diversos dispositivos podem ser comandados por voz, existe a praticidade e familiaridade para os usuários. Inclusive na hora da compra, que vai resolver um problema que ele está passando naquele momento.
Por que importa?
Além da assistente indicar o produto, a Amazon também deve fornecer um link direto para ele na sua página inicial. A ideia é que o usuário não tenha muita dificuldade em comprar.
Com isso, a Amazon ganha mais uma venda e a empresa responsável pelo anúncio também vê o retorno do seu investimento na plataforma.
Além disso, as vendas do e-commerce nos EUA por meio de alto-falantes inteligentes como a Alexa devem crescer 16,5% ano a ano e atingir US $ 3,474 bilhões, de acordo com as previsões do eMarketer da Insider Intelligence. Até 2023, o número deve chegar a US$ 19.4 bilhões, segundo dados da Juniper Research.
No fim, sua marca fica mais próxima das pessoas, ajudando a resolver problemas de forma rápida, criando autoridade e apoiando com soluções. Quantas possibilidades para marcas moram em perguntas à Alexa, hein?
*Camila Petry Feiler para StarSe*