Plataforma está testando funcionalidade que transformará as postagens em pontos de venda, com uso de tecnologia de identificação automática de objetos
Já é sabido que as redes sociais têm o poder de influenciar, significativamente, as compras. E com o avanço da tecnologia, estamos muito próximos de ter esses canais facilitando as compras, como em aplicativos como o Tiktok.
A plataforma chinesa, que até então era voltada ao entretenimento, já está testando uma nova funcionalidade para permitir a compra de todos os produtos presentes em seus vídeos, como em um e-commerce, se tornado, praticamente, um destino de compras.
O novo recurso pretende identificar automaticamente os produtos apresentados nos vídeos e ‘convidar’ os usuários a ‘conhecer’ os itens semelhantes ao que já vemos hoje na ferramenta ‘TikTok Shop’, navegando em uma página de produto separada. Ou seja, a previsão é de que, em breve, teremos um feed transformado em loja online.
Sobre o TikTok Shop
Há alguns meses, nos EUA, o TikTok lançou sua versão Shop, em um esforço para combinar a facilidade de fazer compras na Amazon.com com a descoberta de produtos em redes sociais, como o Instagram. Atualmente, o TikTok Shop já soma mais de 200.000 vendedores e mais de 100.000 criadores inscritos no programa de afiliados.
Segundo a Bloomberg, que entrevistou comerciantes em dezembro do ano passado, o aplicativo registrou recordes de vendas em seus pequenos negócios no final do ano, à medida em que o TikTok apoiou as negociações com descontos e frete grátis. Em novembro, período que abrangeu a Black Friday e Cyber Monday, mais de 5 milhões de novos consumidores compraram algo pela plataforma, de acordo com a companhia.
No entanto, nem tudo são ‘flores’. Os usuários reclamaram da prevalência de produtos falsificados comercializados no TikTok Shop. Alguns ainda disseram que a quantidade de postagens parecidas com anúncios de influenciadores está prejudicando a experiência.
Cabe ressaltar que o TikTok oferece comissões aos criadores de conteúdo em compras eventualmente feitas em suas postagens, como um incentivo para divulgar mercadorias.