Três pilares básicos precisam estar bem estruturados e trabalhados na rotina: o negócio, as pessoas e as vendas
Por Roberta Andrade*
O primeiro passo para tornar o seu negócio sustentável a curto, médio e longo prazos é exercitar a sua visão estratégica. Analise o mercado e considere fatores externos que possam impactá-lo, como ações realizadas pela concorrência e as principais tendências do seu setor, que são direcionadas mediante os comportamentos do consumidor.
Todo negócio tem uma história relevante para ser contada. Será que você está fazendo está contando essa história de forma relevante e impactante e preparando o seu time para isso também? Essa história precisa ser contata no site da empresa, em seus canais digitais, mas também nas suas lojas e e-commerce, assim como pelo seu time de vendas e atendimento. Se você já usa recursos de IA, ensine-a também a contar essa história.
O storytelling da marca precisa ser visual, mas também vivido por todos dentro da empresa, e estar diretamente conectado à cultura. Como você está contando a história dos seus princípios e ações de meio ambiente, impacto social e governança? Considere também, nesse processo, a experiência e jornada de compra do cliente. Se você ainda não começou a incorporar conceitos e práticas para tornar o seu negócio omnichannel, você está atrasado.
Estratégia nenhuma sobrevive se você não prepara pessoas para dar sustentação a ela e colocá-la em prática. Por isso, é tão importante estimular e fazer investimentos no desenvolvimento contínuo dos seus colaboradores, especialmente, das lideranças. Afinal, líderes precisam assumir o papel de embaixadores da mudança e atuar ativamente no processo de desenvolvimento pessoal do seu time. Como fazer isso se eles não estiverem preparados para assumir esse papel de forma clara e assertiva.Capacitações profissionais precisam ir além das paredes das salas de treinamento e aterrissar na rotina da operação. Ferramentas, planilhas e processos são apenas ferramentas. Sem colocar em prática, são apenas um kit de utensílios, aguardando uso enquanto permanecem na gaveta. Ter definições sem ação, dedicação e engajamento do seu time, de nada irá adiantar. Portanto, é papel fundamental da liderança e de todos os envolvidos fazer acontecer.
Por fim, mas não menos importante, tudo isso é estruturado para sustentar o pilar das vendas, que é o que vai trazer receita na linha final, e virá como consequência do resultado do trabalho realizado nos dois pilares anteriores.
Portanto, é de suma importância comunicar ao mercado o seu posicionamento como marca e a sua história por meio de ações de marketing, garantir uma boa experiência ao cliente e também ao seu colaborador, definir os principais indicadores estratégicos do negócio e trabalhar o aumento desses indicadores por meio de orientações claras e ajustes de rotas no dia a dia com o seu time. Defina estratégias coerentes e coloque a mão na massa.
Caso ainda não se sinta preparado para colocar em prática todos os pontos fundamentais desses três pilares, procure por empresas especializadas e que possam apoiar a estruturação do negócio, fazer entregas de qualidade, preparar o seu time e estar junto no processo de desenvolvimento das pessoas e aceleração dos resultados.
*Roberta Andrade é diretora de Educação Corporativa e sócia da One Friedman. Artigo para Mercado & Consumo.