Débora Rodrigues
Com o Natal chegando, os consumidores têm mais dinheiro com o pagamento do 13º. E isso significa mais vendas para o setor joalheiro? Segundo a empresária Edinete Viana de Almeida, proprietária do Ateliê Nete Viana, nem sempre essa época traz mais lucros que as demais datas.
“Sou muito otimista e sempre tenho boas expectativas, mas na época de Natal é muito raro que as pessoas gastem com joias, já que terão de presentear toda a família, gastar mais”, conta ela, de acordo com a experiência que tem tido nos últimos anos.
A empresária baiana explica que o setor sempre vende mais joias durante outras datas comemorativas, como dia das mães, dos namorados, aniversários. “Aprendi a ser realista, superar as crises e espero que no próximo ano as coisas sejam melhores”. Segundo ela, em 2016 as vendas de sua loja superaram em 20% o resultado do ano anterior, mas em 2017 o índice pode não ser tão positivo. “Acho que teremos muito tempo para ajuste de nossa Economia, principalmente o setor joalheiro”.
Nete tem aproveitado a época para promover ações especiais, dando atenção redobrada para seus clientes fazendo promoções e ações focadas nas datas comemorativas, que são boas saídas para aumentar o volume de vendas. “Todos os anos faço um brinde para clientes, aviso que naquela semana receberei todas para a confraternização de Natal”, explica.