Confira dicas para colocar em prática na sua joalheria
Por Débora Rodrigues
Embora você possa pensar que o gerenciamento de estoque é simplesmente, a prática de organizar o inventário para que todas as peças da joalheria possam ser encontradas rapidamente, há mais do que isso envolvido neste processo. A boa organização não significa apenas colocar tudo em seu lugar, mas sim maximizar a produtividade economizando tempo e principalmente dinheiro para reduzir custos e perdas, e garantir estocagem compatível com o movimento da loja.
Algumas práticas são fundamentais para organizar e gerenciar melhor o seu estoque e não deixar o seu capital empatado sem necessidade.
Monitore os níveis de estoque
Ter altos níveis de estoque aumenta as despesas e aumenta os custos indiretos. Uma maneira eficaz de gerenciar estoque é determinar as demandas de estoque de sua joalheria. Limite o inventário sazonal e reduza o estoque que não é vendido.
Entrega ao cliente
Uma maneira eficaz de gerenciar inventário é medir o tempo de giro de estoque e o prazo de entrega. Isso envolve medir com que frequência seu inventário é vendido e quanto tempo leva para chegar às mãos de seus clientes.
Software de Compra
Muitas empresas gerenciam o estoque projetando um banco de dados de gerenciamento ou adquirindo software de gerenciamento de estoque. O software permite que os distribuidores personalizem o banco de dados para atender às suas necessidades individuais.
Rotatividade do produto
Todas as empresas têm produtos que vendem mais e produtos que ficam mais tempo para saírem. Uma maneira útil de gerenciar inventário é estabelecer um sistema que identifique quais produtos são movidos rapidamente e quais produtos levam mais tempo para serem vendidos. E lembre-se de que ter pouco de um produto que vende bem prejudica suas vendas. Em compensação, ter um lote grande parado ocupa espaço, sem contar o dinheiro investido que não traz retorno. Por isso é preciso ter calculado o que você precisa comprar para repor o estoque de produtos que saem muito e liberar itens encalhados para gerar dinheiro e dar espaço aos produtos que vendem mais.