De Beers, Platinum Guild International (PGI) e World Gold Council (WGC) divulgam números que confirmam aumento na demanda dos metais e da gema mais cobiçada do planeta
Por Débora Rodrigues
As vendas de diamantes, ouro e especialmente joias de platina aumentaram no ano passado, de acordo com novas pesquisas publicadas pela De Beers, pela Platinum Guild International (PGI) e pelo World Gold Council (WGC).
O relatório Tendências de Demanda de Ouro do World Gold Council mostra que as vendas de joias do metal com diamantes aumentaram 4% em 2017, atingindo os US $ 43 bilhões. O mercado global de joias de ouro também aumentou 4% em 2017. Esse é o primeiro ano de crescimento desde 2013, de acordo com o WGC. A De Beers observou que os EUA representam mais da metade do mercado mundial de joias de diamantes, hoje cotado em US $ 82 bilhões.
A PGI’s 2017 descobriu que apenas nos EUA, as vendas de joias de platina subiram 11% no ano passado. Isso marca o quinto ano consecutivo de vendas de platina que cresceram no país norte-americano. A presidente da Plantinum Guild International, Jenny Luker, afirmou que “foi um ano muito bom para a platina”. A PGI prevê que as vendas de joias de platina continuarão a crescer mundialmente em 2018 por um valor estimado de 8% a 11%.