Confira as dicas para recuperar o ânimo dos vendedores
Por Gabriel Moura
O ano começou dando sinais de retomada econômica, mas logo se mostrou desafiador, com greves e instabilidade na economia e na política. O resultado disso é uma desconfiança generalizada, gerando efeitos negativos no varejo de joias. No entanto, o Dia dos Namorados está aí e é preciso recuperar o ânimo da equipe.
Para Maurício Seriacopi, consultor e palestrante motivacional, em momentos como esse é preciso focar na motivação dos funcionários, compreendendo as dificuldades e ajudando os colaboradores a manterem e recuperarem o entusiasmo. “Passar o dia inteiro em uma loja e não conseguir realizar uma única venda pode ser muito frustrante para o colaborador, que deseja ser valorizado pelo trabalho que cumpre. Esse desgaste promove um círculo vicioso, deixando os vendedores cada vez mais desmotivados”, explica o especialista.
Segundo Seriacopi, para estimular a equipe, o primeiro investimento que deve ser feito é no próprio grupo de vendas, enxergando cada indivíduo de forma distinta e mantendo um relacionamento interpessoal que vai além da ligação entre funcionário e líder. Confira, a seguir algumas dicas do especialista que podem ajudar a melhorar as conexões com a equipe e reverter em resultados concretos nas vendas:
1. Reconheça a importância do grupo para a empresa
Mostre para os vendedores que eles são fundamentais para o funcionamento da loja, pois as vendas são impulsionadas por eles. Reconhecer as vitórias, as conquistas e cada uma das realizações do varejista resulta em feedbacks positivos de forma geral.
2. Dê incentivos concretos para os funcionários
Empresas que comissionam ou mesmo atribuem prêmios a metas alcançadas vendem mais. Não basta a motivação, é necessário o reconhecimento concreto, que se reverte em recompensas para o vendedor. Surpreenda sua equipe com incentivos extras, que não são esperadas no cotidiano. Isso certamente renderá um ânimo a mais.
3. Ofereça a assistência necessária
Um dos problemas frequentes de uma grande rede varejista é que os líderes e gestores muitas vezes não sabem como funciona a rotina e as dificuldades enfrentadas pelos vendedores todos os dias. Um bom líder precisa compreender as dificuldades do dia a dia do vendedor e dar a assistência necessária para que ele consiga atender às necessidades dos consumidores. Um bom exemplo é a rede Magazine Luiza, em que todos os funcionários assumiram o papel de vendedores, o que funciona como mais uma medida para entender a realidade do varejo e pensar coletivamente em soluções criativas.
4. Estabeleça metas reais
É muito comum que empresas criem metas muito acima do possível para que o colaborador venda bastante, mas não o suficiente para conseguir as bonificações que a empresa oferece. Além de ser uma medida extremamente infantil, ainda pode romper com a confiança do vendedor em relação à empresa. Crie metas possíveis e quando um funcionário conseguir alcança-lá vibre e comemore com ele, entregando o prêmio de bom grado pelo ótimo trabalho.