A joia para qualquer traje, em qualquer estação
Por Erica Mendes
O broche é uma importante joia para enriquecer e personalizar o visual. Considerado camaleão, ele pode ser usado tanto em trajes esportivos quanto de gala, em qualquer estação do ano.
Segundo a consultora de imagem, Ingrid Ferrari, a regra de exibi-lo do lado esquerdo, na altura do peito, já caiu em desuso. “Hoje não há regras, você pode usá-lo como quiser desde que respeite o seu estilo”.
Ingrid ainda chama a atenção para o fato dos broches poderem mudar a proposta do look. “Como não são fixos, permitem fazer diversas combinações. Em uma camisa branca, por exemplo, é possível ter um mix de broches pequenos, transmitindo uma linguagem mais divertida e descolada para o dia a dia, ou uma única peça, de tamanho maior ou não, emprestando sofisticação ao visual”.
O broche não precisa ter o mesmo tema e/ou matérias primas das outras joias. “Se for exibir um broche mais elaborado, opte por joias mais delicadas ou minimalistas. Se ele for pequeno, é possível arriscar peças maiores. A combinação das cores das pedras e do metal não é relevante, o importante é não misturar as propostas, por exemplo, um broche clássico com um par de brincos boho”.
O broche é sempre é o protagonista, portanto, ele será o foco de atenção. “Se você quer ‘disfarçar’ algum ponto do seu corpo, ele é um ótimo aliado se estiver posicionado longe ou do lado oposto de onde não quer destacar”, ressaltou Ingrid.
Como usar
A consultora dá dicas de como usar o broche de uma maneira mais contemporânea:
- Vestidos de gala: em uma das alças, no final do decote, ou nas costas.
- Golas: de camisas, jaquetas e blusas de gola ou com qualquer formato de decote.
- Punho: prendedor de manga de camisas e de blusas de manga longa.
- Lapela: de casaco e blazer.
- Calça: no cós e na barra virada (somente de um lado).
- Cintos e faixas: para ajustar vestido, calça, ou só para marcar a cintura.
- Lenços e echarpes: para segurar o laço.
- Sandália ou sapato: pode ser no par ou somente em um dos pés, desde que o modelo não tenha nenhum outro detalhe.
Curiosidade
O broche é considerado um acessório de moda desde a Idade Média. Ele é uma evolução das fivelas usadas para fixar roupas. Ao perder esse caráter funcional, tornou-se símbolo de luxo, sendo um adorno indispensável das pessoas ricas.