A multicolorida turmalina divide o posto de gema do mês de outubro com a opala

Chamada de ‘pedra arco-íris’, a turmalina tem inúmeras variedades e uma composição química tão complexa que não existem exemplares sintéticos

Por Erica Mendes

Poucas pessoas sabem, mas o mês de outubro tem duas gemas representativas: a turmalina e a opala.

A turmalina é a pedra preciosa multicolorida que tem seu nome originário do singalês “turamali”, que significa ‘pedra que atrais cinzas’. Ela é a gema dos profissionais cabelereiros, enfermeiros, professores, radialistas e secretários. E também aparece na nova tabela de bodas representada por algumas de suas variedades: a rubelita celebra 8 anos, a verdelita 17 anos, a indicolita 21 anos, a turmalina bicolor 22 anos e a Paraíba 45 anos.

De todas as cores do arco-íris e sem correspondência sintética

A turmalina é do grupo de 14 minerais isomorfos, todos borossilicatos de alumínio combinados com mais dois outros metais, dos quais cinco se destacam no mercado:  elbaíta, liddicoatita, schorl, uvita e dravita. Desses cinco, quatro seriam incolores se puramente químicos, o que é bastante raro, segundo o livro Minerais e Pedras Preciosas do Brasil, dos autores Carlos Cornejo e Andrea Bartorelli.

Diferente do diamante que é composto unicamente por carbono, a turmalina tem mais de dez elementos (ferro, oxigênio, sódio, alumínio, manganês, …) presentes, isolados ou combinados, que substituem uma pequena parte do alumínio, sendo responsáveis por ela ser a gema como a maior gama de cores, daí a origem do termo ‘a pedra do arco-íris’. E é justamente essa sua grande extensão ‘familiar’ de cores que não permite ela apresentar uma fórmula química determinada que reflita todas as suas variações, dificultando, portanto, a produção de seus exemplares sintéticos no mercado.

Suas cores são variadas tanto na cristalização quanto nas combinações: amarelo, azul e negro; verde e azul; rosa, verde e azul; incolor e verde; amarelo e rosa, entre outras.

É importante ressaltar que os cristais de única cor recebem nomes específicos:

GEMAS COR ESPÉCIE
Rubelita Rosa ao vermelho intenso Elbaíta
Indicolita Azul claro ao azul índigo, azul esverdeado e azul arroxeado Elbaíta
Verdelita Todos os matizes de verde Elbaíta
Turmalina Paraíba Azul, verde e do rosa ao lilás Elbaíta
Turmalina bicolor Multicor Elbaíta
Turmalina amarela Amarelo claro e matizes marrons Dravita
Turmalina negra Preta Schorl
Turmalina incolor Sem cor (transparente) Acroíta
Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado