Aprenda a arte de viver e seja feliz

Ser feliz independente das circunstâncias é possível, segundo esse clássico que é considerado um verdadeiro manual de virtude e sabedoria

Por Carolina Sanches

Livro A Arte de Viver Foto: Divulgação/ Epicteto

Diante de um mundo desafiador como esse que vivemos, como ser feliz? Para encontrar respostas, ou ao menos um caminho, o livro “A arte de Viver”, escrito pelo filósofo Epicteto, é uma boa pedida. A obra é considerada um verdadeiro manual sobre como viver melhor.

A proposta do autor é ajudar as pessoas comuns a enfrentar positivamente os desafios cotidianos e a lidar com as invitáveis perdas, decepções e mágoas da vida. De acordo com Epiteto, a realização pessoal é consequência natural de quem desenvolve virtudes, vive com sabedoria e dignidade. 

Ele prega que quem tem atitudes nobres, que visam o bem comum e não apenas os interesses pessoais, é que conquista a verdadeira felicidade. “A verdadeira virtude consiste em suportar e abster-se. A vontade é tudo no homem, e para fortificá-la há que entender as leis da vida”.

Nascido escravo por volta do ano 55 d.C. no Império Romano, Epicteto se tornou um dos grandes mestres do estoicismo. Sua vida é um grande exemplo de resiliência, honradez e virtudes. 

A obra voltou a ganhar destaque após a pandemia, sendo recomendada para quem busca orientações para enfrentar positivamente os desafios cotidianos e a lidar com as inevitáveis perdas e decepções da vida.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado