As joias de luto da Rainha Vitória vão a leilão

A Sotheby’s coloca a venda peças históricas da mulher que marcou para sempre os costumes na joalheria

Por Caroline Sanches

Foto: Divulgação Sotheby’s

Se a rainha Vitória estivesse viva, com certeza seria uma influenciadora de moda. A monarca marcou época e fez história inovando no estilo e no uso de jóias. Entre os modismos que criou, além do famoso anel de noivado de serpente estão as jóias de luto.

Sofrendo com a morte do seu grande amor, o príncipe Albert, a monarca usou luto e só usava joias que remete à lembrança do relacionamento amoroso e de entes queridos que também partiram. Durante quatro décadas não apenas ela usou preto, mas também seus parentes próximos, como a mãe e seus nove filhos.

Como sempre acontecia, a sociedade passou a copiar a rainha e as jóias de luto se tornaram uma febre. O leilão, que contará com mais de 350 lotes, incluirá quatro jóias desse período que pertenceram à Vitória.

Entre os destaques está o pingente de esmalte e cruz de diamante, de cerca de 1878, cujo centro tem um coração de ônix escrito “Alice” sob uma coroa. Acredita-se que a joia tenha sido encomendada pela Rainha Vitória como marco da morte da Princesa Alice. A peça tem um compartimento envidraçado que contém uma mecha de cabelo e a inscrição “Querida Alice, 14 de dezembro de 1878. 

São jóias que contam histórias de vida de um passado distante, e que agora sairão de cena e farão parte de algum acervo particular.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado