Como fazer o tempo passar mais devagar

Adote práticas eficientes para gerir o tempo na sua loja

Por Caroline Sanches

Foto: Pixabay

O dia só tem 24 horas e quem administra um negócio deveria agradecer por isso. Afinal, se tivéssemos mais tempo, passaríamos uma parte ainda maior lidando com questões do dia a dia do negócio. Na verdade, não faltam horas na nossa vida, mas sim um bom planejamento e a adoção de ferramentas que ajudem a economizar tempo nas tarefas.

Administrar o tempo está relacionado aos nossos hábitos diários. Por isso é importante rever processos para encontrar uma maneira de otimizar o fluxo de trabalho. A seguir, veja algumas dicas que podem ajudar você a economizar tempo no seu comércio sem prejudicar a produtividade. 

  1. Use a tecnologia a seu favor

Contrate sistemas que agilizem a administração da loja, como aqueles que oferecem o cadastro rápido de produtos e gestão de estoque. Há muitas diferenças nessas áreas, por isso é preciso pesquisar bastante antes de adquirir um sistema. Dê preferência para aqueles que envolvem o menor número de operações possíveis e que você possa alimentar de modo rápido, sem grandes malabarismos.  

  1. Forme líderes e multiplique seus braços

Sozinho ninguém constrói uma empresa de sucesso. Quanto mais pessoas você tiver para te ajudar, melhor. Veja as tarefas que podem ser delegadas e encontre responsáveis por ela dentro da sua equipe. Treine essas pessoas e incentive a liderança, de modo que eles sejam seus braços na empresa. Mas permita que eles realmente tenham autonomia e responsabilidade. A gestão financeira envolve tudo o que tem relação com dinheiro dentro da empresa. Dentro dela são realizadas atividades, como análise, planejamento e controle das finanças. Realizar essa gestão de forma manual, utilizando planilhas, irá gerar um trabalho hercúleo e que não terá resultados tão eficientes quanto seria se fosse usado um software.

  1. Automatize a gestão financeira 

As finanças são de longe uma das áreas que mais consome tempo do gestor. Por se tratar de dados de confiança, a maioria despende muitas horas para controlar isso pessoalmente. Felizmente, hoje já existem bons recursos tecnológicos que permitem agilizar essa tarefa.  Procure no mercado sistemas de automação que ofereçam integração com a conta da empresa no banco, o que garante que as informações sejam muito mais precisas. Acompanhar todas as entradas e saídas por meio de um software também vai te ajudar a criar relatórios e gráficos rapidamente, previsão de caixa, de modo que você tenha uma visão geral do negócio bem mais assertiva.

 

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado