As vantagens da nota e do cupom fiscal eletrônico

Entender as vantagens do CF-e e da NF-e é muito relevante para as organizações, uma vez que esses documentos são exigidos nas transações de compra e venda

Da Redação

O cupom fiscal eletrônico (CF-e) e a nota fiscal eletrônica (NF-e apresentam uma série de vantagens para as empresas. O cupom fiscal eletrônico (CF-e) é um documento criado para substituir o cupom convencional, fazendo com que as compras sejam autorizadas e validadas pelo Fisco de forma digital.

A ideia é que os cupons fiscais sejam enviados por meios digitais, como o e-mail, para os compradores de um produto, assim como já acontece com a NF-e. Para emitir o documento, é preciso utilizar um programa que contenha um Sistema Autenticador e Transmissor (SAT), cuja responsabilidade é transmitir automaticamente os dados de venda para o Fisco.

Além do mais, a organização precisa ter um certificado digital, que funciona como uma espécie de chave para que o documento possa ser emitido. Utilizar o cupom fiscal eletrônico pode trazer diversas vantagens para as empresas. Vamos apresentar os principais deles, nos tópicos a seguir. Veja!

Economia

Como tudo é feito de forma digital, a empresa que utiliza o CF-e terá uma economia de papel. Isso porque não será mais necessário imprimir cupons a cada venda feita. Pode não parecer, mas esse valor dará uma boa diferença ao final do mês.

Outra vantagem é a redução de penalidades que ocorrem por conta da não emissão de notas fiscais. Afinal, com o cupom fiscal eletrônico, a autorização do processo pelo Fisco ocorre de forma imediata, sem que irregularidades sejam cometidas.

Agilidade

Com o CF-e, as compras poderão ser feitas mais rapidamente nos pontos de venda, o que gera menos filas nos comércios varejistas. A transmissão pela internet leva um tempo menor para ser feita do que a impressão tradicional.

Logo, o atendimento aos clientes será muito mais ágil, garantindo qualidade e satisfação para todos.

Redução de erros

A emissão de CF-e é feita de forma virtual e automatizada. Por conta disso, erros humanos ocorrerão com menor frequência e serão mais fáceis de serem corrigidos.

Nos cupons tradicionais, se houver um erro de digitação, a empresa poderá ter muitos problemas, que deixam de ocorrer nesse sentido.

Emissões ilimitadas

Não existe um número máximo de cupons que possam ser emitidos por dia. Isso quer dizer que você poderá fazer um novo documento para cada venda, sem que isso resulte em alguma penalidade ou pagamento adicional para a sua organização.

O que é a nota fiscal eletrônica?

A nota fiscal eletrônica (NF-e) é mais popular do que o CF-e, muito por conta de já estar em funcionamento há mais tempo. Esse documento é obrigatório em qualquer tipo de venda, tanto de produtos, quanto de serviços.

A NF-e, além de comprovante de venda, serve para que sejam apontados os recolhimentos de impostos. Assim, a empresa garante que não está sonegando, por exemplo.

Quais são as vantagens da NF-e?

Assim como o cupom fiscal eletrônico, a NF-e também apresenta uma série de vantagens. Entre elas, destacamos as a seguir relacionadas. Acompanhe!

Reduz a utilização de papel

A redução do uso de papel, além de gerar economia financeira, promove a preservação do meio ambiente. Isso é importante para as organizações, uma vez que as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre as atividades sustentáveis e cobram isso das empresas.

Diminui a sonegação

Quando as notas são emitidas em papel, é mais fácil de ser feita a sonegação de impostos, muitas vezes por erro e não por má-fé da organização. Porém, quando é comprovado que algum imposto foi sonegado, os órgãos fiscalizadores não querem saber se isso ocorre de forma proposital ou por erro.

Assim sendo, evita-se que multas sejam aplicadas à empresa, que passará a ter mais transparência nas operações, ao utilizar a nota fiscal eletrônica nas suas transações.

Melhora o controle fiscal

Existem softwares que podem armazenar as notas fiscais em nuvem, bem como garantir que haja um controle dos documentos emitidos. Assim, existirá um controle fiscal mais amplo, evitando que notas se percam e causem problemas aos registros fiscais e contábeis do negócio.

Elimina a necessidade de digitar as notas ao receber mercadorias

Antigamente, quando se recebia uma nota fiscal impressa, era preciso que as empresas a digitassem em seu sistema. Hoje, com a NF-e, isso se torna desnecessário, pois todos os trâmites acontecem digitalmente.

Ajuda no planejamento logístico

Com as notas fiscais eletrônicas em mãos, os processos de logística poderão ter sequência, uma vez que as fiscalizações exigem esse item para que as mercadorias possam circular com caminhões para serem entregues aos destinatários, por exemplo.

Padroniza as relações comerciais

Com a nota fiscal eletrônica, as ações comerciais do tipo B2B (business to business) podem ser padronizadas, gerando mais facilidade nas negociações e controle dos processos realizados para a execução dos negócios.

Entender as vantagens do CF-e e da NF-e é muito relevante para as organizações, uma vez que esses documentos são exigidos nas transações de compra e venda. Trata-se, portanto, de uma obrigação legal, que deve ser cumprida.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado