Autonomia: dê poder a sua equipe

Como criar autonomia e empoderar os colaboradores

Por Cledson Bernardo

Quer saber se você é um bom líder? Fique sem aparecer na empresa por um dia e veja se tudo anda perfeitamente. Se algo não funcionar, saiba que não é culpa da equipe, mas de quem está no comando da empresa.

Liderar é, acima de tudo delegar, empoderar as pessoas, deixa-las trabalhar. Afinal é para isso que cada um foi contratado. A autonomia no local de trabalho é fundamental para a sua empresa de crescer. Embora muitas empresas possam alegar apoiar a autonomia dos funcionários, sabemos que muitas vezes o ego impede que isso se torne realidade.

Se você tornar as condições de trabalho de um funcionário tão rígidas ele não terá escolha, ele não ficará feliz. Conclusão: produzirá menos. É hora de deixar de lado a semana de trabalho de 40 horas e a mentalidade de 8 às 5. Não é mais assim que o mundo funciona.

Em vez de medir a eficácia de um funcionário com base em quantas horas ele trabalhou – remotamente, inclusive, dê a ele a liberdade de fazer seus próprios horários. O mais importante é que façam bem o seu trabalho e concluam as tarefas a tempo. Oferecer a eles a capacidade de escolher como trabalham mostra que você confia neles e demonstra seu compromisso com a autonomia no local de trabalho.

Uma dica de ouro: ouça o que eles têm a dizer. Preste atenção ao que eles estão dizendo, pois eles têm uma perspectiva diferente – e valiosa – sobre onde estão as lacunas e os pontos fracos. Em seguida, desenvolva planos para alterar processos, comunicações ou qualquer outra coisa que possa melhorar sua empresa e levar a maiores sucessos.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado