Como tomar decisões difíceis nas empresas

Confira alguns conselhos úteis para líderes e tomadores de decisões

Da Redação

A pandemia da COVID-19 desafia os líderes, mas também oferece oportunidades. A Vistage, desde sua fundação em 1.957, tem apoiado mais de 100.000 CEO’s em vários países e identificou 7 regras fundamentais para liderança em tempos de crise. Confira:

Evite atalhos

Líderes sabem que a excelência em gestão é uma jornada desafiadora e contínua, exige muito trabalho e atenção. Rejeitam atalhos e se apropriam de seu próprio desenvolvimento, especialmente em tempos de crise. Trazem rigor e determinação, trabalhando para aprimorar seus conhecimentos e melhorar continuamente. Reconhecem que é importante manter um processo organizado de comunicação para manter seus negócios focados e alinhados durante uma crise.

Abra espaço para a reflexão

Gestores de sucesso rotineiramente separam tempo para refletirem, adquirirem novos conhecimentos e se concentrarem na estratégia. Essa disciplina permite que obtenham a clareza necessária para enfrentar os desafios do dia-a-dia e entender o ambiente de seus negócios. O estresse de liderar durante uma pandemia global exige que o líder faça uma pausa e se recomponha.

Desafie seu pensamento com novas perspectivas

Líderes buscam diferentes perspectivas trazidas por pares confiáveis antes de tomar decisões importantes. Trabalham ativamente para combater o pensamento isolado e as respostas rasas. Conversam com outros CEOs e líderes de negócios que enfrentam questões semelhantes, mas em diferentes setores. Esses pares entendem as nuances e os desafios dos negócios, trazendo novas visões. Em grupo, líderes aprendem uns com os outros, esse efeito é ampliado. CEOs e gestores podem compartilhar os aprendizados em tempo real, e como resultado, liderar com mais segurança durante uma pandemia.

Alimente a curiosidade

Dirigentes empresariais têm muita curiosidade e pouco ego. Abraçam novas ideias com entusiasmo e estão ansiosos para explorá-las. Vulnerabilidade é vista como um ativo e são os primeiros a admitir que não têm todas as respostas. Fazem perguntas para buscar informações e testam com rigor suas suposições e hipóteses, não para provar seu ponto de vista, mas para tomar a melhor decisão para a empresa. Tempos difíceis apresentam a oportunidade de se abrir e aplicar novas ideias.

Mantenha disciplina na tomada de decisão

Líderes de alto desempenho seguem uma abordagem disciplinada para a tomada de decisões. Usam um processo sistemático que leva em conta os dados disponíveis, perspectivas de colegas, mentores e colaboradores, suas experiências anteriores e seus instintos. A chave está em se concentrar no que pode ser feito hoje, ainda que amanhã mudanças tenham que ser feitas. O foco deve permanecer na missão, visão, propósito e valores da empresa. Com essa base, líderes tomam decisões com rapidez, consistência e precisão, mesmo sob as fortes pressões de uma pandemia.

Encontre um guia confiável

Gestores bem-sucedidos vêem um mentor como um componente crítico para a excelência em liderança, especialmente em tempos estressantes. Valorizam um guia confiável que desafia suposições, identifica pontos cegos e os questiona. Mentores eficazes abordam o CEO como uma pessoa na sua íntegra, não apenas como o líder no topo da organização. Dirigentes que adotam abordagens abrangentes para seu desenvolvimento, com feedback de pares confiáveis e orientação eficaz de especialistas, melhoram continuamente sua performance.

Ajude seus colaboradores e garanta que todos se movam juntos

Bons líderes ajudam os outros a pensarem criticamente e, ao enfrentarem seus desafios, afinarem suas próprias habilidades nas tomadas de decisão. Líderes também reconhecem que os relacionamentos são ainda mais importantes durante uma crise, sejam eles de companheiros de trabalho, clientes, fornecedores, parceiros ou investidores. CEO´s e tomadores de decisão interagem e se comunicam com todos de forma transparente. A acessibilidade é a principal qualidade que os colaboradores procuram em seus líderes durante um período de crise. Ao permanecer disponível, você se torna ciente dos desafios que precisam ser enfrentados e transmite sensação de estabilidade e continuidade durante uma crise. A maneira como você administra uma crise será uma parte essencial do legado que você deixará e um exemplo para aqueles que seguem seus passos.

O coronavírus causa transtornos e cria desafios sem precedentes para os CEOs. Ao mesmo tempo, estimula a inovação e abre caminho para novas possibilidades. Ao usar essas sete regras, os líderes empresariais podem tomar medidas assertivas, claras e transparentes e assim garantir a perenidade da empresa, hoje e amanhã.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado