Cue Ring: o anel tecnológico que detecta embriaguez de motoristas

A joia inteligente foi idealizada para garantir mais segurança aos passageiros de transporte por aplicativos

Por Erica Mendes

Foto: Reprodução Risha Garg

A joalheria tem diversos propósitos (adornar, representar crenças, identificar grupos, destacar a posição social, etc) e agora com o uso da tecnologia ela também poderá detectar o nível de álcool dos motoristas para dar mais segurança a passageiros.

Já pensou que maravilha saber antecipadamente se o motorista de um veículo do Uber ou do 99 está em condições de te levar ao seu destino? Infelizmente, histórias de motoristas embriagados têm sido cada vez mais relatadas por usuários do transporte de aplicativos. Pensando na segurança de quem viaja, a designer de produto Risha Garg desenvolveu o Cue Ring. “Manter o controle em tempo real do estado do motorista e transmitir informações aos passageiros se o embarque é realmente seguro podem ser possíveis com essa nova joia inteligente”, declarou Risha, que também é estudante de design no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Conceitualizado para agir de forma sincronizada com os aplicativos de transporte, o Cue Ring poderá rastrear os níveis de concentração de álcool no sangue (TAS) ao monitorar o suor, uma vez que as palmas das mãos e os dedos têm uma grande concentração de glândulas sudoríparas. Adaptado inicialmente para a legislação dos EUA, caso os níveis estejam entre 0-11, a corrida será aprovada. Entre os níveis 11 e 30, o passageiro poderá decidir se aceita ou não a viagem. A partir de 30, a viagem será automaticamente cancelada e, neste caso, o aplicativo restringirá o motorista de aceitar viagens em um prazo mínimo de 90 minutos até 24 horas.

Foto: Reprodução Risha Garg

Além disso, o Cue Ring medirá a pulsação e a temperatura do motorista em busca de sinais indicadores inadequados às condições de direção. Equipado com sistema de GPS, caso o piloto do carro esteja distante do celular, o aparelho é desconectado do app, impedindo que o anel seja usado por outros.

O anel inteligente ainda está em estágio conceitual, mas por ser uma solução inovadora que poderá sanar a dor de milhares de pessoas que usam frequentemente este meio de transporte, ele já está sendo estudado por algumas startups. Então, em breve, ele poderá estar nos dedos dos motoristas, aumentando a segurança dos passageiros de corridas por aplicativo.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado