FENINJER+

L’École Van Cleef & Arpels anuncia nova exposição em Paris

L’École Van Cleef & Arpels anuncia nova exposição em Paris

L’École Van Cleef & Arpels anuncia nova exposição em Paris

“A New Art: Metamorphoses of Jewelry, 1880 – 1914” acontecerá de 02 de junho a 30 de setembro, com mais de 100 peças de joalheria dos séculos XIX e XX

L’École Van Cleef & Arpels anuncia nova exposição em Paris

Entre os dias 02 de junho e 30 de setembro, a L´École School of Jewelry Arts, da Van Cleef & Arpels, promoverá em sua sede, em Paris, a exposição “A New Art: Metamorphoses of Jewelry, 1880 – 1914”, que apresentará a arte da joalheria na virada dos séculos XIX e XX.

Contexto histórico

De acordo com a Escola, a partir da década de 1880, a estética sofreu uma profunda mudança. Um renascimento radical do imaginário, enriquecido por uma extraordinária difusão do conhecimento científico, potencializou a criatividade em todas as esferas da arte. No final do século, na França, esse movimento convergiu para a Art Nouveau em um espírito criativo que animou o trabalho das oficinas.

Longe de ser um simples reflexo de uma história, a joalheria estava totalmente envolvida em um fascínio pela natureza e seus fenômenos. Livres de considerações práticas, os objetos preciosos prestavam-se admiravelmente a todo o tipo de experimentações com ouro e gemas, permitindo as mais variadas combinações. Artistas como René Lalique, Georges Fouquet, Élisabeth Bonté, Victor Prouvé, Jean Dampt, Jules Desbois, Edward Colonna e Eugène Grasset tomaram posse de uma forma de arte para a qual a principal fonte de invenção eram seus materiais.

Do ponto de vista técnico, caracteriza-se principalmente por sua combinação sutil de pedras, metais e materiais de diferentes valores, com base na convicção de que a beleza de uma peça de joalheria está em seu design artístico e não no custo de seus componentes. Estas últimas, dúcteis, coloridas e cintilantes, formam silhuetas femininas, folhagens e flores, insetos e arabescos encantadores. Broches, pentes, pingentes e anéis emprestam as curvas fluidas do mundo natural, em uma desconcertante diversidade de temas, muitas vezes vistos através do prisma da fantasia onírica.

Embora no início da década de 1910 os artistas optassem por uma estética mais inspirada na geometria, a Art Nouveau acabou por desenvolver um rico legado: a descompartimentalização das artes, o contato com as ciências e a assimilação de uma cultura visual viva acabariam por modernizar a arte da joalheria.

Exposição

Com uma seleção de quase 100 peças de coleções museológicas, patrimoniais e particulares, a exposição está dividida em três núcleos: Natureza Fada, Florescendo e Abstrações.

Com curadoria de Rossella Froissart (École Pratique des Hautes Études EPHE-PSL), a exposição propõe incorporar as joias francesas criadas nas décadas de 1880 a 1914, em um discurso histórico mais amplo em que as restrições de um rótulo estilístico não são impostas às obras criativas.

Serviço
Data: 2 de junho de 2023 a 30 de setembro de 2023
Horário: Terça a sábado, 12h às 19h.
Local: L’ÉCOLE, Escola de Artes da Joalheria l 31 rue Danielle Casanova, 75001 Paris
Ingresso: Entrada franca, mediante reserva
Informações: exposition.ecole@vancleefarpels.com

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima