Raridades prometem atiçar o desejo dos amantes das pedras preciosas
Por Gabriel Moura
A mina Rio Tinto oferecerá um diamante rosa vívido de 3,14 quilates em sua venda de 2018, a maior pedra de sua cor na história do evento anual de vendas da Magnificent Argyle 2018.
O Argyle Alpha de corte esmeralda é um dos 63 raros diamantes rosa, vermelho e violeta – pesando um total de 51,48 quilates – com destaque no concurso Argyle Pink Diamonds Tender. Faz parte de uma coleção de seis lotes de diamantes que a mineradora vai oferecer na venda.
De acordo com o CEO da Rio Tinto, Jean-Sébastien Jacques, a mina Argyle da Rio Tinto é a única fonte mundial desses altamente cobiçados diamantes rosa, vermelho e violeta. “A combinação de intensa demanda por essa gema e suprimento mundial extremamente limitado continua a valorizar significativamente os diamantes rosa Argyle”, disse ele.
A venda também incluirá o Argyle Muse, uma pedra de 2,28 quilates de corte oval que é o maior diamante vermelho arroxeado já oferecido em leilão, oriundo de uma pedra bruta de 7,39 quilates. Um segundo diamante, cortado da mesma pedra, também estará à venda.
Os outros diamantes que fazem parte dos lotes incluem o Argyle Maestro, de cor rosa-arroxeada, de 1.29 quilates; a Alquimia Argyle em tom cinza-violeta escura, em forma de princesa, de 1,57 quilates; a Argyle Odyssey, uma pedra rosa redonda brilhante, pesando 2,08 quilates; e o Argyle Mira, de formato radiante, um vermelho de 1.12 quilates.
A Rio Tinto demonstrará as gemas em uma prévia mundial exclusiva na Austrália e também as mostrará em Hong Kong e Nova York. A disputa pelos diamantes fecha em 10 de outubro.