Jornalista assume a direção da organização com a missão de aumentar a conscientização entre consumidores e marcas sobre a importância das práticas comerciais sustentáveis na cadeia produtiva de joias e relógios
O Responsible Jewellery Council (RJC), a organização mundial de certificação e definição de padrões de sustentabilidade para o setor de joias e relógios, nomeou hoje, 23, Melanie Grant como sua nova diretora executiva. Profunda conhecedora do setor, Grand é jornalista há mais de 20 anos, tendo trabalhado em grandes veículos como Times, Financial Times, The Independent, The Guardian, The BBC e The Economist, onde, neste último, foi editora da luxuosa 1843 Magazine, escrevendo sobre joias. Em 2020, ela lançou seu primeiro livro sobre a joia como arte, intitulado Coveted: Art and Innovation in High Jewellery, publicado pela Phaidon em outubro de 2020, que cita marcas brasileiras como H.Stern e Fernando Jorge.
David Bouffard, presidente do conselho do RJC, disse: “Em nome do conselho, da equipe e de todos os nossos membros, tenho orgulho de dar as boas-vindas a Melanie como nossa nova diretora executiva. Ela tem um profundo amor e conhecimento de joias e relógios e um conjunto único de habilidades criativas que é voltado tanto para o setor quanto para o consumidor. Acredito que ela levará com sucesso o RJC a uma nova era enquanto continuamos cumprindo nossa missão de melhorar continuamente a integridade da cadeia global de suprimentos de joias e relógios”.
A missão da Sra. Grant é continuar aumentando a conscientização entre consumidores, colecionadores, designers, marcas e especialistas da cadeia de suprimentos sobre a importante necessidade de fortalecer práticas comerciais sustentáveis no setor de relógios e joias. “Estamos hoje com a sustentabilidade onde estávamos com a transformação digital há 20 anos. Aqueles que a adotaram prosperaram, mas também ganharam clientes novos e mais jovens”, disse a Sra. Grant. “Aqueles que a descartaram ficaram para trás de diversas formas. A sustentabilidade é o maior problema enfrentado por relógios e joias atualmente, e quero ajudar todos a entender o que eles podem fazer para participar desse movimento. É um privilégio ter sido selecionada para essa tarefa monumental”.
Livia Firth MBE, cofundadora e diretora criativa da Eco Age e líder de mudança da ONU, disse: “Estou animada e impressionada com essa nomeação do RJC. A Melanie tem uma voz forte, independente e inclusiva, e certamente é uma ótima opção para o importante trabalho que o RJC faz – e terá que continuar fazendo – para trazer mudanças significativas para o setor de joias e relógios”.
Além de sua profunda experiência na mídia, Grant também foi curadora da Sotheby, TEFAF Maastricht e Serpentine Galleries. Ela dá palestras no Central Saint Martin’s e no Royal College of Art; escreve para a Vogue, Vanity Fair, Goldsmiths’ Company e Natural Diamond Council; e discursa no Museu da Ciência, Museu Britânico, MFA Boston e Museu Vitória e Alberto. Ela faz parte dos conselhos da New York Jewelry Week, The Black in Jewelry Coalition e The Copenhagen Commitment, uma NGO dedicado à transparência ética.