FENINJER+

Os influenciadores que estão moldando a nova economia

Os influenciadores que estão moldando a nova economia

Os influenciadores que estão moldando a nova economia

Conheça os novos artistas criativos que estão dialogando com os jovens no Instagram

Por Erica Mendes

A WGSN acaba de divulgar os perfis de conta do Instagram que estão despontando em criatividade na nova economia digital. Seus autores, tido como artistas contemporâneos, estão dialogando com os jovens e se tornando referência criativa para esse público.

Mas por que os varejistas de joias devem ficar de olho nestes artistas? Porque seus clientes estão! Entender o mood, o estilo, o comportamento e a linguagem, ainda que não tenha haver com o DNA da sua marca, é importante para traduzir o que está chamando (ou desviando) a atenção do seu consumidor.

Criadores de filtros digitais

Os filtros para a tecnologia de RA (realidade aumentada) já alcançaram o grande público. Em 2018, o Instagram lançou uma ferramenta (por meio da plataforma Spark AR Studio do Facebook) para que marcas, celebridades e outros artistas conhecidos possam criar filtros originais de rosto. O Lens Studio, do Snapchat, já está disponível desde 2017. Os novos artistas da RA vêm usando o Instagram e o Snapchat para mostrar suas obras mais famosas, mas também para preservar seu espaço na comunidade artística mundial por meio de exposições, oficinas, encontros e parcerias de marca.

@johwska

@johwska : Johanna Jaskowska é considerada pioneira dentro da nova febre da RA no Instagram, graças ao seu famoso filtro Beauty 3000. A artista de Berlim acumula 733 mil seguidores e, atualmente, tem oito efeitos de filtros de RA para o rosto no Instagram.

@dadeko_: Dadeko é uma personalidade virtual com um público de 14.4 mil seguidores. Além de ser uma das tecnologias criadoras oficiais de máscaras para o Snapchat, ela também possui vários filtros no Instagram disponíveis para uso.

@martinamartian: Martina Martian é uma designer e ilustradora australiana que conquistou um público de 141 mil seguidores por meio de suas obras com citações pessoais sobre empoderamento e felicidade. A artista se comprometeu a lançar um filtro de Instagram novo por semana a partir de junho de 2019.

@fvckrender: Fvckrender é um artista digital de Montreal, que em apenas três anos, alcançou uma audiência de 366 mil seguidores. Com sua estética futurista e cristalina, ele atualmente possui quase uma dúzia de filtros disponíveis no Instagram.

@ines.alpha: Ines Alpha é uma das líderes do movimento digital de maquiagens 3D. Os filtros da artista parisiense têm a beleza como tema e são seguidos por 84.7 mil pessoas no Instagram.

@tokyyto: conhecido profissionalmente como Tomas Posse, o artista digital alcançou a fama em 2019 após criar filtros populares como o “Woop” e, em pouco, tempo já atingiu 824 mil seguidores.

Mestres da pirataria

O termo ‘pirataria’ já não é mais tanto visto como negativo, já que vem se tornando uma nova estética artística. Ao subverter os clássicos logotipos e fazer experiências com produtos de marca, os artistas atuais vêm misturando a arte, a publicidade e a cultura da falsificação, e isso ajuda a reformular o contexto de luxo para o público consumidor mais jovem.

@magnusjuliano

@magnusjuliano: Magnus Juliano é um artista multimídia de Columbus, Ohio. Ele apareceu nos jornais em janeiro de 2019 após estrear uma coleção de tranças africanas em cores vivas com o formato do monograma da Louis Vuitton.

@imran_potato: Imran Potato é um artista e falsificador de 23 anos conhecido por suas releituras de monogramas de grifes famosas como Louis Vuitton e Gucci. Ele aplica seus designs em roupas, objetos e até bonecas, que rapidamente se tornam itens de colecionador para os entusiastas da moda urbana.

@nicolemclaughlin: Nicole McLaughlin, uma artista conceitual e ex-designer gráfica da Reebok, é conhecida por reaproveitar marcas famosas em calçados e roupas. As suas obras subvertem os logotipos de marcas de roupas como Patagonia e Carhartt, bem como o logo de marcas de produtos como Aesop e Dove. O perfil do Instagram dessa artista de proposta sustentável já conta com uma audiência de 151 mil seguidores.

@sportsbanger: Nicole McLaughlin é uma marca e um projeto criado por Johnny Banger, um dos mais famosos falsificadores do Reino Unido. Suas criações são inspiradas pelos logos de marcas famosas entre o consumidor britânico, como Reebok, Slazenger, e até o NHS. Seu perfil no Instagram conta atualmente com mais de 29.5 mil seguidores.

@avanope: Recentemente, Ava Nirui nomeada como a encarregada de projetos especiais para Marc Jacobs, grife esta que ela já usou anteriormente em seus trabalhos. A criação de Nirui mistura logotipos tradicionais e símbolos de marcas modernas de luxo.

@miniswoosh: também conhecida como Alex Hackett, a artista londrina conquistou uma audiência de 112 mil seguidores reaproveitando roupas e acessórios, especialmente peças da Nike. Ela também é dona de sua própria marca de moda urbana criativa, a ALCH

Criadores de memes

Este novo grupo de artistas criativos vem criando conteúdo viral voltado a tudo quanto é tópico, de feminismo e discussões sociais até cultura pop e pirataria de marcas. Usando os meios mais inusitados, estes artistas criam memes e os fazem durar, à medida que constroem um novo espaço para divulgar seu trabalho.

@rinnyriot

@rinnyriot: Rinny Perkins é uma atriz e designer de Los Angeles cujo trabalho combina estética vintage e sátira moderna. Seus memes são colagens digitais inspiradas nos anos 70 que falam de assuntos como feminismo interseccional e cuidados pessoais. Ela tem mais de 34 mil seguidores e uma loja virtual própria, a @shoprinnyriot, que oferece produtos que levam os seus memes.

@tomgalle: Tom Galle é um artista conceitual belga que usa logotipos de marcas como Netflix, Facebook e McDonald’s para criar memes que vão para fora das telas e invadem o mundo real. Galle também tem uma conta só de memes, o @zero.emission.memes.by.2025.

@ka5sh: Ka5sh é um rapper e produtor profissional de memes, que virou celebridade na internet.

O artista de 25 anos mora em Los Angeles e constantemente testa novo conteúdo com seus 56.7 mil seguidores. Músicos e gravadoras já encomendaram seus trabalhos digitais.

@daquan: Daquan Gesese, que é frequentemente apontado como o rei dos memes, tem 12.5 milhões de seguidores. Seu perfil, que no início era uma conta humorística pessoal, rapidamente cresceu e agora é um negócio lucrativo.

@bunnymichael: conhecida como Bunny Michael, Melisa Rincón é uma artista de Nova York que alcançou o sucesso transformando seus memes virais em livros populares, que incluem o Love Notes From Your Higher Self (2018). Ela já conquistou um público fiel de 86.7 mil seguidores.

@sagg_napoli: Sagg Napoli é uma artista e criadora de memes da zona sul de Londres. Em seu trabalho, que inclui performances públicas, bem como vídeos e memes no Instagram, a artista explora as suas tradições napolitanas e também destaca a geopolítica do norte da Europa em comparação ao sul do continente. Essa microinfluenciadora conta com uma audiência de mais de 5.000 fãs.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima