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Marca Urbanoise exala criatividade na confecção de joias minimalistas

Marca Urbanoise exala criatividade na confecção de joias minimalistas

Marca Urbanoise exala criatividade na confecção de joias minimalistas

Com inspiração na arquitetura de Brasília, Sarah de Magalhães cria peças feitas de prata a partir de radiografias descartadas

Por Sabrina Pessoallca e Maria Estevão*

As joias idealizadas e confeccionadas por Sarah de Magalhães estão conquistando as brasilienses. Para além do brilho dos acessórios minimalistas da Urbanoise Jewelry, a matéria-prima usada pela marca encanta a clientela. Trata-se de prata reciclada de radiografias descartadas.

Há sete anos, a Urbanoise abrilhanta a cidade. Inclusive, Brasília, que é palco para a marca, também é a principal inspiração de Sarah na hora de criar as coleções. Em conversa com o portal Metrópoles, a ourives explica que durante o processo criativo se baseia nos traços retilíneos da cidade.

A arquitetura é uma inspiração constante para o trabalho. Ela pensa nas joias como construções que podem ser usadas pelo corpo. Inclusive, Sarah carrega a bagagem do processo criativo que aprendeu enquanto cursava arquitetura.

“[Trabalho com] essa coisa mais plana e com movimento, também porque Brasília tem vários monumentos. Também me inspiro muito no Lúcio Costa e no Oscar Niemeyer durante as minhas criações”, revela.

A brasiliense deixou de usar o ouro como matéria-prima em 2021. Atualmente, aproveita o material apenas para criações de upcycling. “Na época, estava repensando a vida; minha filha teve câncer. Dados atuais, apontam que mais de 50% do ouro utilizado o Brasil é oriundo de garimpo ilegal”, destaca.

Em relação aos próximos passos, Sarah idealiza uma loja física na cidade onde nasceu. “Quero consolidar o meu trabalho em Brasília, no Brasil e no mundo”, endossa.

Contudo, o espaço presencial para abrigar as joias deve seguir as mesmas vertentes da empresária. Sarah almeja um ponto que não utilize embalagens de plástico, com foco na reciclagem.

Trajetória

No mundo da música, a Urbanoise era um projeto de discotecagem de músicas rock ‘n’ roll que levava energia e diversão para as baladas brasilienses. Embora não tenha seguido em frente, o nome sempre despertou positividade no coração de Sarah, algo que ela não queria “deixar morrer”. Assim, a Urbanoise ressurgiu, mas como Urbanoise Jewelry.

Em 2016, Sarah decidiu criar a marca de acessórios feitos à mão, principalmente em couro. No entanto, ela sentia que algo estava faltando. Foi então que, em 2018, tornou-se mãe pela segunda vez e sentiu a necessidade de ter um empreendimento que lhe desse estabilidade financeira, e, ao mesmo tempo, fosse inovador.

Ao realizar ensaios, campanhas e investir todas as fichas nas próprias ideias, ainda não estava satisfeita. Sarah desejava criar uma identidade própria para a empresa, assim como criações conceituais, mas com um material que fosse eterno e duradouro. Em janeiro de 2019, fez um curso de designer de joias e ourives.

Nos últimos quatro anos, a empreendedora tem explorado todas as possibilidades do metal nobre. Não à toa, a Urbanoise Jewelry é o resultado desse processo de reinvenção, no qual a criadora encontrou a verdadeira paixão a partir do reaproveitamento da prata reciclada de chapas de raio-x.*Por Sabrina Pessoallca e Maria Estevão para Metrópoles

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