Gestão do tempo

Dicas para fazer o seu tempo render mais

Por Gabriel Moura

Com a velocidade da informação e as Redes Sociais cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, a síndrome da falta de tempo se tornou um dos maiores problemas do mundo contemporâneo. E a tendência é que a pressão por desempenho e o bombardeio de informações não pare de crescer, pelo contrário, só aumente. Portanto não adianta reclamar da falta de tempo. O importante é saber como administrá-lo. A seguir confira algumas dicas para deixar gerir melhor o seu dia a dia.

  • Desative as notificações de mensagens do seu celular tanto do WhatsApp como das Redes Sociais e aplicativos. Também programe seu email para que as mensagens sejam baixadas num intervalo maior de tempo. Por exemplo, a cada 30 minutos. Essas medidas evitarão que, cada vez que você receba uma mensagem, pare o que está fazendo para ler o conteúdo.
  • Contenha-se a não abrir programas de comunicação ou sites que possam interromper suas atividades ou gerar dispersão.
  • Utilize o tempo de espera em uma recepção para ler um bom livro para seu lazer ou uma literatura específica que contribua com seu desenvolvimento profissional.
  • Mantenha sempre próximo e com fácil acesso, um bloco e caneta, ou equipamento com esse recurso, para anotações de insights, lembretes de atividades e compromissos.
  • Durante deslocamentos, seja dirigindo ou em transporte coletivo, faça uso de recursos auditivos para aprimorar seu idioma ou ouvir um audiobook sobre um assunto que tenha interessa.
  • Se você tem uma certa compulsão em ficar navegando na internet, especialmente nas redes sociais além do tempo, desconecte a fonte de energia do seu notebook e assim, quando terminar a carga da bateria, automaticamente você irá parar.
  • É necessário, principalmente no mundo corporativo, estar cercado de pessoas competentes e comprometidas. Ter bons pares ou boa equipe de trabalho, permite compartilhar e delegar mais as tarefas e propicia a possibilidade de fazer outras coisas, inclusive voltadas ao cuidado com sua saúde ou aprimoramento profissional.
  • Nenhuma ferramenta te ajudará caso você não saiba onde quer chegar. Defina o que você vai fazer para chegar lá e também o que você não vai fazer. O planejamento é a arma mais importante para quem quer se organizar. Portanto, prepare-se.
  • Tentar abraçar o mundo pode ser tentador, mas se você quer alcançar resultados satisfatórios sem se matar de trabalhar, saiba escolher com inteligência e racionalidade. Tenha foco e faça uma coisa de cada vez.
  • Resolva os problemas até o fim. Pessoas dependem de você, não as decepcione por ser desorganizado ou porque está com preguiça. Disciplina é fundamental.
Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado