Para vender mais, é importante ter um bom plano, mas é preciso também uma boa equipe para executá-lo
Por Clara Lemos
Toda joalheria quer aumentar suas vendas e sentir o reconhecimento que merece. Por isso, planejar estratégias para aumentar as vendas e tornar os clientes mais satisfeitos é uma constante. Mas o plano parece, muitas vezes, não funcionar. O problema não é o planejamento, e sim a execução. O time de vendas precisa estar consonante com o que o plano propõe, e para isso é preciso treinamento e adesão.
Engajar o time de vendas para que realize um ótimo trabalho não é tarefa fácil. Mas existem estratégias para fazer isso acontecer, 3 delas são: gamificação, micro aprendizagem e premiações. A gamificação consiste em usar dinâmicas de jogos para melhorar o aprendizado, o interesse e a adesão. A tática faz com que a pessoa se sinta motivada a aplicar o aprendizado adquirido em seu trabalho, por exemplo.
Já a micro aprendizagem é uma abordagem que ensina aos poucos, com o conteúdo dividido em pequenas quantidades e passado durante pouco tempo. Ele separa um conteúdo complexo em pequenas sessões, para que o aprendizado seja melhor aproveitado. E as premiações, como o próprio nome já diz, é oferecer bonificações a vendedores bem posicionados, que podem ser cursos para aprimoramento, folga com algum presente, aumento de salário, entre outras maneiras de fazer com que seu time busque sempre melhorar.