Saiba como evitar os erros mais comuns que prejudicam as vendas
Por Gabriel Moura
Dizem que vender é uma arte, mas na verdade há boas técnicas de persuasão que ajudam muito na hora de concluir uma venda. No entanto, mais importante do que dominá-las, segundo o especialista Geoffrey James, é não cometer alguns erros que colocam tudo a perder. Quer saber quais são eles? Confira!
1. Deixar o cliente conduzir o desfecho da conversa
Vender é persuadir, portanto não deixe o cliente solto para fazer qualquer tipo de pergunta. Conduza a conversa e principalmente o desfecho dela. Aquela ideia de que, se ele tiver interesse, entrará em contato, não é boa. O vendedor deve se antecipar e já falar que ligará para ele. E de fato fazê-lo.
2. Falar mais as características do que os resultados
Todo mundo espera um resultado de um produto, ainda que seja uma joia. Não fale apenas dos atributos dela e das características. Faça uma lista prática das soluções que ela oferece, como por exemplo: “esse brinco afina o rosto e da mais harmonia para o conjunto”… Ou esse colar sofistica qualquer roupa, até mesmo quando usado com uma simples camiseta”.
3. Falar mais do que ouvir
Vendedor deve ser falante, certo? Nem sempre aquele mais tagarela traz os melhores resultados para a loja. Isso porque para vender é preciso saber ouvir. Muitas pessoas ficam irritadas com quem fala demais.
4. Tratar a venda como o final do processo
Muitas empresas e profissionais acham que fechar negócio significa que a venda acabou. Mas o verdadeiro trabalho começa depois que você recebeu o dinheiro – porque esse é o momento em que você pode começar a desenvolver o tipo de relacionamento que vai gerar negócios subsequentes e indicações para o seu empreendimento.
5. Criar intimidade
Para vender é preciso conquistar a confiança do cliente, mas acredite: o melhor caminho não é forçar uma intimidade. Nunca force a barra e nem tenta trata-lo como um velho conhecido. Respeite a distância que ele impuser a você, pois cada pessoa tem seu próprio limite nesse tipo de relação