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7 estratégias para vencer em 2020

7 estratégias para vencer em 2020

7 estratégias para vencer em 2020

Em um ano que promete crescimento e oportunidades, saiba como você e sua organização podem se diferenciar para ter êxito

Por Marco Morsch

As estratégias que apresentamos a seguir podem parecer já conhecidas para alguns leitores. De fato, elas não representam nenhuma novidade para os mais atualizados. Porém, com base nos cenários que tem se configurado a partir do final desta segunda década do Século XXI e com base nas tendências para o início da próxima década, pode-se sugerir que estas 7 estratégias aqui elencadas, estão mais do que nunca, em ascensão e serão determinantes para o sucesso no próximo ano, e seguintes. Confira!

1. Crie e sustente um propósito

“O ponto de partida de todo sucesso está na definição de um propósito”, escreveu Napoleon Hill, influente autor norte-americano de vários best-sellers motivacionais. Enquanto você ou sua organização não tiver e sustentar um propósito claro e especifico para sua vida ou seu negócio, irá dissipar sua energia e dispersar recursos e pensamentos sobre diversos assuntos, áreas e direções, o que em nada contribuirá para a conquista do sucesso, mas ao contrário o levará à indecisão, à insegurança, e consequentemente, ao fracasso.

Para onde estamos indo? O que realmente é importante para mim? Tenho uma visão clara do que busco na vida? Para que existimos? Qual é o nosso significado para o mundo?

Estas perguntas ajudam a definir o propósito de uma pessoa ou organização. Assim, não basta ter um propósito, é preciso sustentá-lo por meio de estratégias, programas e ações integradas em todos os níveis da organização, engajar as pessoas, desenvolver a cultura corporativa e alinhar as métricas e os controles. Poucas empresas conseguem fazer isso eficazmente.

2. Tenha empatia e foco na experiência do cliente

As empresas com propósito já se deram conta de que o cliente é a sua razão de ser e são totalmente dedicadas a zelar por ele. Elas são centradas no cliente!

Para que você ou sua organização tenha sucesso em 2020 será necessário:

Ter Empatia: procure se colocar no lugar do cliente buscando entender como você se sentiria na situação em que ele se encontra. Acolha-o com o olhar. Tente compreender as razões, o contexto em que ele vive e os valores que ele tem. Como disse o poeta “Cada um de nós é uma Ilha”. Respeite as diferenças individuais. O respeito talvez seja o elemento mais importante na interação humana, ele é a base para o relacionamento. A empatia é uma ponte para a comunicação e gera conexão genuína com o outro.

• Focar na Experiência do Cliente: sintetize e visualize todos os pontos de interação com o seu cliente, mapeando toda a “jornada do cliente” e procure transformar a experiência do cliente em algo memorável, que tenha significado valioso e seja inesquecível para ele.

Você como executivo, gestor ou empreendedor também pode provocar o mesmo efeito em seu interlocutor, seja ele seu colega, parceiro ou cliente. Basta praticar diariamente a empatia e focar na experiência do outro em 2020 (e sempre)!

3. Busque a motivação intrínseca

Para atingir a motivação intrínseca, você precisa alcançar os três pilares fundamentais da Motivação 3.0:

• Autonomia: desejo humano de estar no controle da própria vida. Para que desenvolva autonomia, você precisa ter controle sobre a própria atividade, ou seja, ter senso de escolha e responsabilidade plenos. A autonomia completa gera um nível de satisfação psicológica muito alta para alguém que realiza uma tarefa. Por exemplo, em uma cultura focada em resultados, as pessoas têm liberdade e flexibilidade de horários para realizar seu trabalho, o que importa são que as tarefas são entregues e os resultados esperados são atingidos;

• Excelência: necessidade das pessoas de se tornarem boas em alguma coisa relevante. Para que você atinja a excelência, se tornando cada vez melhor no que faz, a tarefa precisa apresentar alto grau de importância para você. O engajamento com a tarefa precisa ser pleno, o “flow” precisa existir. Por isso é preciso que a atividade apresente um equilíbrio entre dificuldade e competência, isto é, os desafios devem surgir e se tornarem maiores à medida que sua habilidade na tarefa aumente.

Propósito: o desejo de fazer o que fazemos baseados em algo muito maior do que nós mesmos.

Assim como as pessoas devem se motivar por elementos intrínsecos e de valor positivo em 2020, as empresas devem colocar o seu propósito e significado, sua razão de ser e o impacto social, ambiental e econômico como a motivação do negócio.

4. Tome decisões data driven

A utilização do Big Data e do Data Analytics passou a permitir as organizações diversas vantagens no processo de tomada de decisões estratégicas tais como: melhoria na qualidade das decisões, com menores custos e maior rapidez, além do incremento da inovação, aumento da receita e lançamento de novos produtos e serviços.

Combinando de maneira inteligente seus 5 V´s, o Big Data envolve uma nova geração de tecnologias e arquitetura, desenhadas de maneira econômica para extrair valor de grande volume de dados, proveniente de uma grande variedade de fontes, permitindo alta velocidade na captura, exploração, exploração e análise de dados que tenham veracidade.

Acabou o tempo do achismo! Na era digital, tornou-se uma habilidade essencial saber analisar e interpretar dados variados e complexos de Big Data. Também é uma exigência que qualquer opinião ou argumento seja embasado e acompanhado por meio de uma análise de dados.

5. Tolere as diferenças e a ambiguidade

Vivemos numa era onde a radicalização extrapolou todos os limites, gerando desde bate bocas na rede social, conflitos entre organizações até atos de terrorismo. Ambientes tóxicos de trabalho aumentam os índices de depressão, stress e síndrome de burnout mundialmente.

No contexto do mundo VUCA, a ambiguidade e as diferenças individuais são realidades cada vez mais presentes. Portanto, compreendê-las e aceitá-las é essencial para nosso equilíbrio e sobrevivência. A diversidade, a pluralidade de ideias e a diferença de opiniões faz parte do mundo contemporâneo. Respeitar essa diferença e tolerar o que é ambíguo, isto é, aquilo que não nos parece claro, cristalino e bem definido, passa a ser um teste de sabedoria.

Lidar com a ambiguidade será uma grande habilidade em 2020 e nos anos que virão!

6. Pense sistêmica e estrategicamente

Quando vivemos em mundo complexo, dinâmico, cheio de volatilidade e incertezas, mais do que nunca, o pensamento sistêmico e estratégico se torna um imperativo! Compreender o que está acontecendo no ambiente, como os elementos externos irão impactar o nosso propósito e que oportunidades e ameaças eles representam para o nosso negócio é fundamental para o sucesso e sobrevivência. Seja na empresa ou na vida pessoal, ter visão estratégia garante o sucesso a longo prazo.

Pessoas com visão sistêmica compreendem melhor as relações de causa e efeito em um ambiente complexo e as interconexões em um ambiente de redes integradas, como são os atuais mercados e organizações, facilitando os relacionamentos e as tomadas de decisão estratégicas.

7. Aprenda continuamente e adote uma mentalidade disruptiva

No ambiente de transformação constante, a única certeza é a mudança. Assim, precisamos nos reinventar continuamente. O que aprendemos ontem, muitas vezes não ajuda a resolver os problemas do presente. Vivemos a era da educação continuada. E a melhor forma de reaprender é jogar no lixo o conhecimento inútil, inadequado e que está ocupando espaço no nosso drive mental.

E faça-se constantemente a pergunta de hum milhão de reais: O que parece ser impossível ser feito, mas se pudesse ser feito mudaria radicalmente sua vida, sua organização ou seu mercado?

FELIZ 2020!

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