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Análise da GFK sobre a Black Friday traça estratégias de vendas para o varejo

Análise da GFK sobre a Black Friday traça estratégias de vendas para o varejo

Análise da GFK sobre a Black Friday traça estratégias de vendas para o varejo

Este ano, as promoções se estendem durante todo o mês de novembro; consumidor optará pela melhor opção e antecipação das ofertas

Por Giuliano Gonçalves*

Imagem de Freepik

Em 2022, segundo a GfK, os consumidores tiveram entre os motivos de compra na Black Friday o advento da Copa do Mundo. Para este ano, porém, a pesquisadora afirma que o comprador está mais consciente dos gastos e opta tanto pela melhor opção, como pelo melhor momento e antecipação das ofertas.

Voltando ao ano anterior, as vendas do varejo no quarto trimestre representaram 29% do total do ano, sendo que o mês de novembro representou 47% deste total. Ricardo Moura, diretor de Market Intelligence da GfK, explica que para este ano, o consumidor já está se preparando para o período de promoção: “60% da população ainda está cautelosa com os gastos e muito mais inclinada a consumir itens básicos. Veremos uma busca de consumo mais indulgente, com itens que ele pode agregar à sua cesta”.

Motivos para as compras na Black Friday 2023

Segundo levantamento da GfK, os principais motivos para compras durante a Black Friday são:

– 49% substituir um produto quebrado;

– 18% upgrade de um produto que já utiliza;

– 15% primeira compra de um item novo;

– 14% produto adicional;

– 4% reposição de um item por perda ou roubo.

Programação para as compras de Black Friday

A pesquisa ainda aponta que a jornada de compra desse consumidor vai além da sexta-feira da Black Friday. Isso porque 24% dizem que levam alguns dias até efetuar a compra, enquanto 21% dizem se programar por oito ou mais semanas. “Não podemos ter mais uma Black Friday de um dia ou uma semana. Este ano, veremos um evento com promoções que se estendem durante todo o mês de novembro”, declara Moura.

Compra por indulgência

A Classe C sempre foi a grande protagonista em compras na Black Friday. Porém, com a crise econômica do país — juros altos e uma menor faixa de crédito para esse público —, a incidência de compras deste consumidor não foi tão alta nos últimos dois anos.

Para 2023, a expectativa é que esta classe volte a consumir no período promocional, mas de maneira mais indulgente, buscando itens que componham a sua cesta. 

*Giuliano Gonçalves para E-commerce Brasil

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