FENINJER+

Bateu a crise? Veja caminhos e soluções para atravessar momentos difíceis

Bateu a crise? Veja caminhos e soluções para atravessar momentos difíceis

Bateu a crise? Veja caminhos e soluções para atravessar momentos difíceis

Confira as alternativas para cortar custos sem prejudicar a equipe

Por Gabriel Moura

A crise é um momento de mudança e não apenas de redução de custos. E segundo especialistas em gestão, nessa hora é importante ser flexível e adaptável às transformações. Trocando em miúdos, isso significa estar aberto às mudanças e não cair no erro mais comum que é cortar parte da equipe.

Apesar de muitas empresas optarem por programas formais de redução de custos, é possível obter resultados expressivos com a adoção de medidas isoladas de diminuição de gastos. O importante, de acordo com o consultor Ricardo Galvão,  é estabelecer algumas metas, responsabilidades e engajar as equipes para que estejam dedicadas ao objetivo principal da empresa. Confira, a seguir, 12 dicas práticas do especialista para atravessar momentos de crise.

1. OUÇA AS EQUIPES
É uma dica óbvia, mas muitas empresas não fazem. Na maioria das vezes a solução para otimização e redução de recursos pode ser apontada pelos próprios funcionários que conhecem o dia-a-dia do trabalho. Em seu livro “Felicidade dá Lucro” o CEO da Elektro, Márcio Henrique Fernandes, relata os benefícios de envolver as equipes em projetos de redução de custos. Além de uma opção barata, é também uma ação de valorização do público interno, que não precisará passar pela interferência de consultorias externas. Para melhores resultados, é indicado realizar os pedidos de sugestões para desafios específicos (como redução de rotas para entregas de materiais, por exemplo).

2. ANALISE POSSÍVEIS DESPERDÍCIOS
Esta é a mais conhecida medida para redução de custos e visa reduzir utilização dos recursos utilizados para produtos e serviços como nos recursos para funcionamento das empresas. Nem sempre os desperdícios são facilmente identificáveis, por isto vale uma análise minuciosa para detectar problemas como perdas de material na produção de um produto, por exemplo. Outra iniciativa é o monitoramento de contas de energia elétrica, de telefone, de água, tarifas bancárias, etc.

3. USE MATERIAIS ALTERNATIVOS
É possível substituir um material por outro de menor custo e que tenha a mesma função, sem impactar na qualidade do resultado final do produto ou serviço? Sim, este é o desafio da empresa ao implementar esta medida de redução de custos que é uma das mais utilizadas nas empresas há décadas.

4. FAÇA UMA BOA GESTÃO DE BENEFÍCIOS
Muitas empresas gastam muito mais do que o necessário com os benefícios utilizados pelos colaboradores. Isso acontece porque os benefícios nem sempre estão adequados para o perfil do funcionário ou não estão sendo geridos da forma mais adequada.

A primeira medida para solucionar o problema é reavaliar o que é oferecido, ajustando os itens de acordo com o perfil do quadro de funcionários. Exemplo: jovens dão mais importância para cursos, enquanto que os mais velhos valorizam mais plano de saúde e previdência privada.

Outra medida é a adoção de tecnologias que otimizem a gestão desses benefícios. Para diminuir o desperdício nos créditos de vale-transporte dos empregados, por exemplo, existe o ABSCard. O sistema pode ser totalmente integrado aos principais ERPs do mercado, automatizando várias rotinas de trabalho na gestão de vale-transporte das empresas, gerando economia financeira e mais eficiência na gestão do benefício.

5. SISTEMATIZE OS PROCESSOS
Tenha em mente que, na hora de escolher produtos de tecnologia para a sua empresa, nem sempre o produto da moda será o mais adequado para a sua real necessidade. É preciso alinhar a sua demanda às soluções que ajudem a resolver problemas, reduzir custos, simplificar processos e gerar um maior controle dos recursos.

6. OTIMIZE OS PROCESSOS
Muitas vezes os funcionários não tem uma visão mais ampla nos processos do negócio. Dessa forma, cada um se concentra na sua área e o fluxo de trabalho muitas vezes emperra por conta de uma única pessoa. Fazer o rodízio e reciclagem de colaboradores nas áreas ajuda a otimizar processos, ganhar qualidade e diminuir tempo, reduzindo também o custo da operação.

7. AMPLIE A PRODUTIVIDADE DE RECURSOS
Fazer mais utilizando o mínimo de recursos. O objetivo principal dessa medida é a diminuição dos custos unitários, permitindo reduzir ao máximo a ociosidade de recursos disponíveis, sejam eles humanos ou físicos.

8. RENEGOCIE COM FORNECEDORES
Renegociação de contratos pode trazer significativas reduções de custo para as empresas. Outro ponto a ser observado na relação com fornecedores é renegociação dos pagamentos faturados, visando eliminar o custo financeiro embutido nas compras parceladas. A opção pelo pagamento à vista pode ser mais vantajosa com uma boa taxa de desconto, que deverá ser maior do que a taxa de juros das aplicações financeiras de renda fixa da compradora ou menor do que seu custo médio de captação.

9. FORTALEÇA O SETOR DE COMPRAS
Centralize as compras da sua empresa com o departamento de compras, o que vai gerar descontos nas aquisições para diversos departamentos e evitar compras repetidas e picadas ao longo do mês. Além disso, uma equipe dedicada a compras terá mais foco na pesquisa de fornecedores, buscando alinhar qualidade e menor preço.

10. UNA FORÇAS PARA TER PREÇOS MELHORES
Realizar parceria com empresas concorrentes ou complementares para compras conjuntas vai reduzir o valor unitário do produto e ratear os custos de logística. Outros efeitos poderão ser observados na redução de custos de compra, publicidade, serviços de apoio, etc.

11. REAVALIE O REGIME DE TRIBUTAÇÃO
Quando a empresa pode escolher o regime de tributação, a mudança pode gerar uma economia fiscal. No entanto, a mudança exige uma cuidadosa avaliação e planejamento para que seja tomada uma decisão acertada e que realmente traga redução com os impostos.

12. ATIVIDADES TERCEIRIZADAS
Vale colocar na ponta do lápis a análise do custo x benefício de terceirizar algumas atividades da empresa em áreas de apoio, como transporte, limpeza, cópias, alimentação, etc. Não há regra geral, mas em muitos casos contratar equipes terceirizadas representa redução de custos. É preciso avaliar.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima