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Black Friday: venda online requer atenção nos meios de pagamento

Black Friday: venda online requer atenção nos meios de pagamento

Black Friday: venda online requer atenção nos meios de pagamento

Diversidade dos meios de pagamento pode evitar o abandono de carrinho. Profissional lista as formas de pagamento que não podem faltar como opção ao cliente

Imagem de rawpixel.com no Freepik

Falta um pouco mais de 2 meses para a realização da Black Friday. É o momento em que muitos clientes aproveitam para adiantar seus presentes de Natal e/ou comprar os tão aguardados itens da sua lista de desejos. Enquanto isso, os varejistas têm a oportunidade de desencalhar seus estoques e alavancar as vendas para obter melhores resultados no fechamento do ano.

E a boa notícia é que, segundo pesquisa da Behup, encomendada pela Grupo Globo, a intenção de compra para esse ano cresceu em 3% comparada a 2021. E para os clientes da classe A, as projeções chegam a 65%. Portanto, é o momento de os lojistas revisarem suas estratégias para a data – estoque, preços e promoções, divulgação, logística e, principalmente, gestão financeira.

No caso específico das vendas online, os meios de pagamento requerem atenção dobrada para evitar o tão temido abandono de carrinho. Segundo dados do Opinion Box, 20% dos brasileiros desistem de uma compra quando o site não transmite segurança no momento do pagamento e 17% abandonam o pedido quando não há a possibilidade de pagar com o método de pagamento de sua preferência.

Leticia Fernandes, analista de marketing de Institucional no Pagar.me, ressalta que “a preparação da Black Friday também deve incluir ajustes e otimizações na operação no que tange à tecnologia de pagamentos, além de ampliar e garantir o pleno funcionamento dos métodos de pagamento no seu negócio”.

Para ajudar as empresas a não perderem vendas por ocorrências nas formas de pagamento, em um recente artigo para o E-commerce Brasil, ela deu dicas de quais meios não podem faltar na sua operação online:

Pix

Levantamento da consultoria GMattos aponta que essa modalidade de pagamento já empata com o boleto em segundo lugar na aceitação no e-commerce, com 78% de adesão. Entre os consumidores, o método de pagamento instantâneo também tem ganhado a preferência nas compras digitais, entre aqueles que já optam pela compra à vista.

Portanto, na Black Friday é esperado que parte dos consumidores com um maior poder de compra optem pelo pagamento com Pix para garantir preços ainda melhores. Essa pode ser justamente a estratégia do seu e-commerce para fazer boas vendas e ter dinheiro na mão já ao final do dia de promoções. Como o Pix é uma forma de pagamento que tem taxas mais baixas do que os demais métodos, é possível promocionar mais, oferecendo 5% de desconto sobre as promoções do seu site, por exemplo.

Ponto de atenção: a compra via smartphone já está consolidada nos hábitos de compras digitais dos brasileiros. Na última edição da Black Friday, foi a forma mais utilizada de acessar sites e aplicativos, com 61,1% das visitas contra 38,8% do desktop – os dados são do levantamento All iN e Social Miner.

Por isso, lembre-se de oferecer o Pix via QR Code dinâmico – para garantir a segurança do cliente e do seu negócio -, mas com a possibilidade do “Copia e Cola”, facilitando a experiência de compra para o cliente passar com fluidez da sua loja virtual para o próprio aplicativo de Internet Banking.

Cartão de crédito

O cartão de crédito garante o pódio absoluto de adesão no gosto dos consumidores. Afinal, com esse método de pagamento, o cliente consegue parcelar os itens de ticket médio mais elevado de forma que o valor caiba no seu orçamento mensal. Então, se o seu negócio vende produtos mais caros, é importante ainda oferecer parcelamentos maiores, como em 12 e até 18 vezes para o cliente final. Dessa forma, a conversão de vendas sobe e os abandonos de carrinho diminuem.

Dica extra: ofereça um mix de formas de pagamento. O ‘multimeios de pagamento’ é a funcionalidade que permite combinar mais de um método de pagamento. Então, caso o cliente final tenha R$ 900 em conta para comprar um produto de R$1.500, ele pode fazer o pagamento de uma parte do produto via Pix ou boleto bancário e dividir os R$ 600 restantes no cartão de crédito. Esse tipo de comodidade melhora a experiência de compra e converte mais vendas.

E o boleto bancário?

O boleto bancário ainda tem o seu valor: 38,5% da população brasileira é desbancarizada, ou seja, são adultos que não possuem conta em banco, de acordo com dados da Brinks e Fundação Dom Cabral. Dessa forma, ele é o único método de pagamento, até o presente momento, que possibilita que uma pessoa nessas condições possa adquirir um produto online. Afinal, a partir da emissão do boleto, é possível fazer esse pagamento em uma casa lotérica.

Portanto, mesmo que não seja um método tão benéfico para a sua loja virtual, pelo tempo de compensação e pela possibilidade de prender estoque, ainda é preciso considerar a necessidade dos consumidores e agregar essa forma de pagamento na Black Friday, democratizando o acesso do seu negócio para diferentes públicos.

Carteiras digitais

As carteiras digitais já são as queridinhas dos públicos mais antenados e atentos aos melhores descontos. De acordo com o Opinion Box, intensificou-se em 62% o uso desse método de pagamento no Brasil, ao longo dos últimos 12 meses. E não é para menos! Além da comodidade de reunir todas as formas de pagamento utilizadas pelo cliente, a maioria das carteiras conta com programas de cashback supervantajosos.

Portanto, oferecer essa forma de pagamento para o seu consumidor pode ser um chamariz interessante para atrair e fidelizar clientes. Vale lembrar ainda que as wallets contam com seus próprios aplicativos, e os lojistas que passam a aceitar essa forma de pagamento ganham espaços publicitários nos apps, sendo uma maneira excelente de ampliar o alcance da marca.

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