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CEO da Rolex rejeita comparação entre relógios e ações

CEO da Rolex rejeita comparação entre relógios e ações

CEO da Rolex rejeita comparação entre relógios e ações

Executivo comenta que a desaceleração econômica afetará as vendas em 2024 e afirma que ‘oferecer desconto’ prejudica os ‘produtos emocionais’ como os da grife suíça

Jean-Frédéric Dufour CEO Rolex
Jean-Frédéric Dufour CEO Rolex

“Não gosto quando as pessoas comparam relógios com ações. Isto envia a mensagem errada e é perigoso”, disse o CEO da ROLEX, Jean-Frédéric Dufour, em uma recente entrevista ao jornal suíço NZZ. 

Liderados por marcas como Rolex, Patek Philippe e Audemars Piguet, os preços dos relógios usados ​​dispararam para níveis sem precedentes em 2021 e no início de 2022, à medida que os especuladores, impulsionados pelas baixas taxas de juro e pelos crescentes valores das criptomoedas, abocanhavam caros relógios suíços.

Mas os preços do mercado secundário (de segunda mão) caíram acentuadamente nos últimos dois anos, em um contexto de crescimento econômico mais fraco e taxas de juros mais elevadas. O índice Bloomberg Subdial Watch, que acompanha os preços dos 50 relógios mais negociados por valor, caiu 40% nos últimos dois anos.

A Rolex é a maior marca suíça de relógios e domina o setor com uma participação de mercado estimada em 30%. Conhecida pelos seus modelos Datejust, Daytona e Submariner, as vendas da empresa sediada em Genebra ultrapassaram os 10 mil milhões de francos suíços (11,1 mil milhões de dólares) pela primeira vez em 2023, segundo estimativas da Morgan Stanley.

Dufour, que lidera a Rolex desde 2015, disse à NZZ que espera que 2024 seja um ano difícil para a indústria relojoeira suíça, à medida que a demanda diminui após o pico. A Bloomberg News informou em dezembro que o aumento na demanda no varejo pelos produtos dos principais relojoeiros suíços desacelerou significativamente após três anos de compras frenéticas.

O CEO da Rolex disse que a desaceleração afetará mais fortemente as vendas de marcas de relógios menores. “O pêndulo agora está oscilando na outra direção e é naturalmente mais pronunciado para as marcas menos estabelecidas”, disse ele. “Embora possam ter observado um aumento de 20% nas vendas durante a recuperação, agora podem experimentar um declínio de 15%.”

“Para as grandes marcas, as oscilações são menores”, acrescentou Dufour. Os relojoeiros tendem a produzir em excesso durante os períodos de bonança e, quando os mercados enfraquecem, os varejistas ficam sob pressão para reduzir os preços. “Isso é extremamente problemático porque os descontos prejudicam produtos emocionais como os nossos”, disse Dufour.

O chefe da Rolex disse que o forte valor do franco suíço face a outras moedas também aumenta as pressões sobre a indústria, tal como o aumento do custo de matérias-primas como o ouro. “O aumento das taxas de juro também está afetando a disposição de consumo das pessoas e a situação geopolítica também não está ajudando”, finalizou

*Com informações de CPP Luxury

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