FENINJER+

COAF lança o curso à distância ‘Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo’

COAF lança o curso à distância ‘Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo’

COAF lança o curso à distância ‘Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo’

Iniciativa mira educar, principalmente, às pessoas supervisionadas pelo Conselho, como é o caso das que atuam no comércio de joias, gemas e metais preciosos

Por Erica Mendes


O COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras, em parceria com a ESAF – Escola de Administração Fazendária, acaba de lançar o curso gratuito de ensino à distância ‘Prevenção à Lavagem de Dinheiro e aos Financiamento do Terrorismo (PLD/FT)’. A iniciativa tem como objetivo educar a sociedade em geral e, principalmente, as pessoas supervisionadas pelo COAF – elencadas na Lei nº 9.613/98, que incluem as atuantes no comércio de joias, gemas e metais preciosos – para que elas sejam multiplicadoras do tema, treinando seus empregados e colaboradores.

Com carga horária de 20 horas, o conteúdo programático do curso abrange conceitos, imagens e exemplos práticos, estando dividido em quatro módulos, a saber: 1- Conhecendo o tema PLD/FT; 2- A evolução histórica do tema PLD/FT; 3- O sistema brasileiro de PLD/FT; 4- As pessoas supervisionadas e o que se espera delas. Ao término, o aluno é submetido à uma avaliação e se apresentar o mínimo de 70% de aproveitamento, é aprovado e obtém o certificado emitido pelo COAF/ESAF.

Considerando que uma das obrigações das pessoas supervisionadas é o treinamento contínuo do seu quadro de pessoal, o curso configura-se como uma importante ferramenta para o cumprimento das previsões normativas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30/11/2018 através deste link e o aluno tem até 60 dias corridos para concluir o curso.

Guia de Prevenção à Lavagem de Dinheiro para Joalheiros


Em 2015, foi lançada a segunda edição do ‘Guia de Prevenção à Lavagem de Dinheiro para Joalheiros’ com o objetivo de alertar os empresários sobre os riscos de se tornarem agente de lavagem de dinheiro e de orientá-los, de forma bem didática, sobre suas obrigações junto ao COAF.

O documento foi elaborado pela equipe da Clínica de Direito Penal da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, em parceria com o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), com o apoio do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), das Associações Estaduais de Joalheiros e com o patrocínio do SEBRAE, no âmbito do Projeto de Estímulo à Inovação, Competitividade e Desenvolvimento Integrado da Cadeia Produtiva de Joias, Gemas e Bijuterias.

Para baixar o ‘Guia de Prevenção à Lavagem de Dinheiro para Joalheiros’, clique aqui.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima