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Como aperfeiçoar a comunicação da sua marca com o Social Listening

Como aperfeiçoar a comunicação da sua marca com o Social Listening

Como aperfeiçoar a comunicação da sua marca com o Social Listening

Com a adoção dessa estratégia na gestão, as marcas de luxo demonstram valorizar a opinião dos seus clientes, promovendo engajamento 

Por Claudia Brandão*

Imagem de Freepik

Com a ascensão das redes sociais e a rápida transformação tecnológica, fica claro que ouvir os consumidores é uma estratégia vital para as marcas de excelência permanecerem competitivas.
A mudança do perfil comportamental do público de luxo gerou a obrigatoriedade de as empresas compreenderem profundamente os valores por trás dos seus hábitos de compra e consumo. Afinal, a busca é por produtos e serviços que vão além do extraordinário.
É aí que está a relevância de implementar o social listening na gestão empresarial para atribuir valor à sua marca, considerando o mercado dinâmico e competitivo com a qual temos que lidar no luxo. 

Os segredos por trás da lealdade

Uma marca de luxo deve estabelecer uma proximidade genuína com o seu público-alvo para conquistar a sua lealdade, o que vai além de comercializar produtos cuja qualidade é inquestionável.

Mais do que isso, se refere a construir uma identidade que ressoe com os valores, aspirações e estilo de vida dos clientes. As empresas que conseguem estabelecer essa conexão emocional têm mais chances de elevar o seu valor de mercado a longo prazo. 

A comunicação transparente, aberta e assertiva é algo fundamental nesse sentido, o que torna o Social Listening um incremento estratégico crucial.

Da escuta à relevância

Também conhecido como escuta social ou audição em mídia social, o social listening é uma estratégia que visa monitorar comentários sobre a marca em diferentes plataformas – como redes sociais, blogs, portais de notícias e canais de atendimento ao cliente.

Trata-se de uma ferramenta poderosa para as marcas de luxo entenderem melhor o seu cliente e fortalecerem os seus laços com ele, pois as ajuda a analisar o feedback de consumidores e conferir menções diretas à empresa.

Além disso, também inclui a identificação de novidades da concorrência, tendências do setor e mudanças no comportamento do consumidor, fornecendo insights que permitem o ajuste das estratégias de marketing.

Adaptabilidade x Atenção

Um levantamento realizado em 2023 revelou que 78% dos profissionais usam o social listening para monitoramento da marca, bem como de produtos e da concorrência. Ao adotar a estratégia na gestão de riscos e oportunidades, as empresas do segmento de luxo demonstram valorizar a opinião dos seus clientes, o que promove engajamento por meio de respostas ativas e ajuda a fortalecer o relacionamento com ele.

No geral, a coleta simplifica o desenvolvimento de soluções estratégicas com base em análises comportamentais. Portanto, estabeleça objetivos claros, selecione a plataforma de análise correta e defina palavras-chave que permitam acompanhar o seu público.

*Claudia Brandão é especialista em Mercado de Luxo, mentora e palestrante, co-criadora do podcast ‘As novas vozes do luxo’.

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