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Como liderar e reter a Geração Z?

Como liderar e reter a Geração Z?

Como liderar e reter a Geração Z?

Fast Company fez uma pesquisa sobre o comportamento da Geração Z no mercado de trabalho. Confira!

Por Sabrina Bezerra*

Você sabe liderar a Geração Z? O que pensam? Como agem? A Fast Company fez uma pesquisa sobre o que você precisa descobrir sobre a Geração Z. O primeiro passo aconselhado é quebrar os estereótipos. Apesar de a Gen Z ser conhecida como a geração preguiçosa, não é bem assim.

“A verdade é que a Geração Z é uma geração muito resiliente e cheia de recursos”. É o que diz Oliver Pangborn, CMO da consultoria de marcas YPulse. Assim, como você pode trazer as melhores qualidades dessas pessoas? Em primeiro lugar, conhecendo o perfil da Geração Z.

Em outras palavras, você tem pessoas no time com maior probabilidade de ser intraempreendedoras ― uma das qualidades desejadas pelas empresas.

Embora o Monitor de Empreendedorismo Global dos Estados Unidos de 2021-2022 do Babson College tenha relatado números mais baixos comparativamente, a Geração Z continuou sendo a geração com o impulso empreendedor mais forte.

Por quê?

“A mentalidade empreendedora da Geração Z não tem precedentes. Eles lançaram startups, empresas e organizações de caridade sem fins lucrativos desde o ensino médio, aproveitando as plataformas e as tecnologias de mídia digital e social que estão disponíveis para eles (…).”

“Eles querem adotar a mesma abordagem empreendedora no primeiro dia em que ingressam em uma empresa como funcionários. Líderes e empregadores que reconhecem isso sobre a Geração Z irão prosperar e ter sucesso”, diz Mark Beal, professor assistente da Rutgers University e autor de vários livros sobre a Geração Z.

O que você pode aprender com isso?

Observe que a Geração Z é mais empreendedora e se preocupa em causar um impacto pessoal na sociedade do que qualquer geração anterior.

“São facilmente engajados em ambientes de trabalho intraempreendedores, enquanto mudam rapidamente para cargos em que não se vêem facilmente sendo promovidos, causando um impacto único na empresa ou tendo controle sobre seu futuro”, diz Avante Price, CEO da Posh.

O que não fazer?

“Não tente sufocar a criatividade e a pressa. Amplifique-o no local de trabalho, mesmo que não se encaixe no molde corporativo”, aconselha Meagan Loyst, fundadora da Gen Z VCs. O caminho? Estimule o intraempreendedorismo e senso de pertencimento dos liderados da Gen Z.

*Sabrina Bezerra para StarSe

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