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Como se transformar em um ‘embaixador da marca’?

Como se transformar em um ‘embaixador da marca’?

Como se transformar em um ‘embaixador da marca’?

Entenda a diferenças conceituais e práticas que diferem o embaixador da marca de um garoto propaganda

Por Terapia do Luxo

Foto por halayalex – freepik.com

As pessoas tomam suas decisões de compra principalmente prestando atenção ao feedback de terceiros, como amigos, familiares e agora influencers, movidos pela importância das redes sociais na atualidade. Por esta razão, surgiu o conceito do ‘embaixador de marca’, um modelo de marketing que emprega pessoas com credibilidade e confiança para promover e dar maior visibilidade para uma determinada marca e seus produtos.

No modelo tradicional são contratados atores, modelos, esportistas ou celebridades, que são usados como promotores “éticos” de eventos ou serviços únicos, que promovem a marca e geram mais vendas. Geralmente, o embaixador é responsável por possibilitar a primeira conexão entre um potencial cliente e uma empresa, seja por meio de recomendações nas redes sociais, seja por meio de abordagens mais diretas.

O embaixador contratado deve promover a marca em eventos e ações de marketing e endossar os seus produtos, mas é fundamental que ele tenha total identificação com a marca. Por isso, na maioria das vezes, a pessoa escolhida para esta missão, é um consumidor, apaixonado e admirador da marca, pois se não tiver sinergia, não conseguirá passar credibilidade para o público-alvo. Vale lembrar que o embaixador de marca é diferente de ‘garoto propaganda’.

O garoto propaganda é quando a empresa usa a imagem dele para se promover a curto ou longo prazo. Já o embaixador tem um papel mais expressivo, ele é um porta-voz responsável por transmitir a mensagem da marca diretamente ao público de forma mais clara e sem ruído, geralmente em postagens nas redes sociais em formatos de fotos ou vídeos, além de campanhas publicitárias para revistas ou outros meios de comunicação. O objetivo é disseminar os valores, posicionamento, propostas e soluções da marca tornando-a mais próxima e humanizada, mostrando além do produto, com o intuito de associar a pessoa à empresa.

No mercado de Luxo existe a ideia de um novo tipo de embaixador, com custos mais viáveis, para as operações, além de uma maior proximidade com o cliente. Neste segmento, espera-se que todo colaborador contratado por uma marca seja seu embaixador, pois é ele que fica cara a cara com o cliente e ainda tem o poder de conquistar o cliente e converter uma venda.

É exatamente este o papel de um ‘embaixador da marca: uma pessoa escolhida para “representar” a marca e inspirar os clientes.

Para vender produtos de luxo com alto valor agregado o vendedor precisa desempenhar um papel de embaixador, sendo capaz de passar todas as informações relevantes para o cliente, através de um profundo conhecimento sobre a marca e seus produtos. Existem 8 regras para conquistar este status de embaixador:

  1. Ser verdadeiramente “apaixonado” pela marca em que trabalha (quando somos apaixonados conseguimos contagiar outras pessoas).
  2. Ser a pessoa que realmente conhece a marca e inspira paixão por ela (conhecer a história, os produtos e ainda compartilhar com o propósito da empresa).
  3. Ser capaz de “representar” o lifestyle da marca (criando uma relação de empatia com o cliente).
  4. Conquistar um nível cultural e social do mesmo perfil dos clientes (para que ele respeite suas recomendações e opiniões).
  5. Conseguir passar credibilidade e segurança aos clientes (conseguirá apenas com informações precisas e verdadeiras).
  6. Ter postura e conduta inabaláveis (ser exemplo tanto no profissional como no pessoal).
  7. Ter habilidade em atrair novos clientes e fidelizá-los à marca (criando uma legião de fãs).
  8. Conseguir associar a sua imagem com a imagem da marca!

Para ser um embaixador é preciso estudar e pesquisar constantemente, para obterde conhecimentos gerais relevantes, proporcionando um atendimento diferenciado e de excelência. Conquistar a atenção e o respeito do cliente durante o atendimento só é possível quando você consegue falar a mesma ‘língua’ que ele e identificar os seus desejos mais profundos.

É preciso conhecer amplamente a marca, dominar todas as informações sobre cada produto e serviço, além de se apoderar e saber utilizar todos os recursos desenvolvidos pela empresa para encantamento do cliente. Além disso, é fundamental conhecer e se aprofundar no lifestyle do cliente, saber quem ele é, o que ele faz, do que ele gosta, quais lugares ele frequenta, para onde ele viaja.

Mais de 80% dos consumidores do luxo usam as mídias sociais para interagir com as marcas de luxo. Para se conectar com o mundo deste cliente precisamos pesquisar sobre tendências, saber quem são os principais influencers que eles seguem, conhecer as grifes de luxo mais desejadas e até reconhecer uma “it bag” quando uma cliente estiver usando. As it bags são as bolsas de marcas de luxo mais icônicas e muito caras, e quando usadas, eles querem que sejam reconhecidas!

É possível frequentar os mesmos lugares que o cliente apenas pesquisando virtualmente: os melhores destinos para viagem, os melhores restaurantes, museus, teatros, entre outros. Sabia que é possível acessar virtualmente atrações turísticas e até assistir desfiles internacionais com transmissões ao vivo?

E como pesquisar isso tudo? Simples, acessando as redes sociais mais utilizadas por eles como Instagram, Pinterest, Youtube, além de pesquisas através do GOOGLE, onde pode fazer a pesquisa dos “10 mais” de cada segmento.

Por exemplo: 10 melhores restaurantes de São Paulo, Paris, NY. 10 destinos de viagem mais luxuosos, 10 bolsas mais icônicas, 10 principais atrações turísticas.

 Todas essas informações poderão ser utilizadas durante a interação com o cliente. Conseguindo demonstrar conhecimento, você ficará mais à vontade em conversar sobre qualquer assunto relacionado ao mundo em que ele vive. Assim você passará mais confiança e credibilidade, e ainda obterá a atenção do cliente durante a sua demonstração de produtos e serviços da sua marca.

Lembre-se: informação é poder e ainda colabora com o seu papel de embaixador da Marca!

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