Veja como criar o canal da sua marca em poucos passos
Débora Rodrigues
O YouTube é o segundo maior site mundial em popularidade. E mesmo que a maioria das pessoas não pense nele como um mecanismo de pesquisa, é exatamente isso que a maioria dos visitantes faz ao entrar no site. Ele é também o segundo mecanismo de busca mais popular – superado apenas pelo Google. Isso significa que a plataforma apresenta um enorme potencial de alcance para os negócios, inclusive para as joalherias. Não por acaso marcas como H.Stern, Vivara e Tiffany & Co já garantiram a sua presença na plataforma.
É bem verdade que fato de o YouTube ser popular também significa que há muita concorrência. De acordo com as estatísticas, cerca de 400 horas de vídeos são enviadas ao site a cada minuto. Então, para ter sucesso nesse canal é preciso tempo e os recursos para publicar conteúdo de qualidade de maneira consistente. Em outras palavras, ter um plano de marketing voltado para o canal.
Outra grande razão pela qual o YouTube é uma opção tão atraente para fins de marketing é que tudo se resume ao vídeo – e o marketing de vídeo é a última tendência para quem vende joias. O vídeo tem se mostrado consistentemente como uma das formas de conteúdo de melhor desempenho em termos de engajamento. Os vídeos servem ainda para outros perfis sociais, campanhas de marketing por e-mail, website e qualquer outra plataforma ou canal.
Quanto à questão da produção, não é tão difícil quanto parece criar vídeos de marketing de sua marca de joias. Não é preciso um orçamento generoso ou investimentos substanciais em equipamentos. Então, o YouTube pode ser uma boa solução para o seu negócio? Sim, na maioria dos casos. Se você vende produtos, é uma ótima maneira de exibi-los e promovê-los.
Desenvolvendo uma estratégia de marketing do YouTube
Marketing no YouTube funciona como em outras plataformas sociais: o primeiro passo é criar sua estratégia. E para isso, você deve começar definindo suas metas.
Anote os alvos específicos que você deseja alcançar, como:
Cliques / tráfego
Números de alcance / assinante
Use o modelo SMART para ajudá-lo a reunir bons objetivos: específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e limitados no tempo. Isso ajudará a garantir que seus objetivos sejam específicos, tenham um prazo e sejam capazes de fazê-lo.
Você também precisará medir seu progresso com precisão. Neste estágio de criação de estratégias, estabeleça quais são os seus principais indicadores de desempenho para ajudá-lo a medir seus resultados.
Comprometa-se com um cronograma
A consistência é muito importante no YouTube, se você quiser continuar crescendo seu canal. Assim como no caso dos blogs, quanto mais conteúdo você divulgar, maiores as chances de alcançar um público mais amplo.
Os YouTubers de maior sucesso têm um cronograma de publicação muito rigoroso – e eles aderem a ele. Esses usuários também promovem novos vídeos para seu público-alvo em outras plataformas de mídia social, de modo que mesmo aqueles que não se inscreveram em seu canal ainda possam saber quando um novo vídeo será lançado. Enquanto você está configurando uma estratégia para sua empresa, considere a frequência com que você pode realisticamente se comprometer a postar novos conteúdos e ter certeza de que pode se ater a eles.
Depois de determinar a frequência de postagens, considere também quando lançar seus vídeos. A maioria dos espectadores assiste aos vídeos do YouTube à noite e aos finais de semana. A melhor hora para postar seu conteúdo é no início da tarde, durante a semana ou no começo da manhã de sábado e domingo, para que sejam indexados pelo tempo que seus possíveis espectadores estiverem pesquisando.
Além disso, nesta etapa, tome nota de todos os feriados e eventos que são relevantes para o seu público, para que você saiba com antecedência sobre quaisquer oportunidades de criar qualquer conteúdo especial.
Tipos de vídeos de marketing
Então, agora que você sabe quais são seus objetivos e quando deseja publicar, a pergunta é: que tipos de vídeos você pode criar?
É importante oferecer conteúdo variado para manter seu público entretido e voltar ao seu canal mais vezes. Além disso, vale a pena experimentar diferentes tipos de vídeos para que você possa entender quais funcionam melhor.
Aqui estão algumas ideias para você começar:
Listicles: formato de conteúdo muito popular, tanto em posts como em mídia (vídeos, imagens, infográficos, etc.). Você pode criar listas que destacam seus produtos ou serviços – como “As 10 formas mais inovadoras que você pode usar sua joia” – ou elas podem ser educativas, informativas ou divertidas. Apenas lembre-se, as listas devem sempre ser relevantes para os interesses do seu público e o seu nicho de negócios.
Vídeos de instruções: estes tendem a apresentar um bom desempenho, pois oferecem muito valor para o espectador. Por exemplo, se você vende ouro, poderia criar vídeos instrutivos mostrando aos espectadores como limpar, guardar, usar.
Vídeos nos bastidores: Uma das maneiras de humanizar sua marca e mostrar que você é mais do que apenas um produto ou serviço é compartilhar algumas informações sobre sua loja, seus colaboradores, público, entre outros.
Vídeos de produtos: o vídeo é uma ótima maneira de mostrar seus próprios produtos ou serviços. Esses vídeos podem levar os espectadores a usar determinados recursos, destacar novas atualizações de produtos ou anunciar novas ofertas para sua empresa.