FENINJER+

O que a sua empresa pode aprender com o modelo Tesla de negócios

O que a sua empresa pode aprender com o modelo Tesla de negócios

O que a sua empresa pode aprender com o modelo Tesla de negócios

Veja o que está por trás da empresa que é considera hoje como uma das mais inovadoras

Por Henrique Carvalho

Elon Musk é hoje um empresário tão admirado quanto Steve Jobs. Envolvido em 3 grandes mercado – Energia solar com a empresa Solar City, exploração espacial com a Space X e carros elétricos com a Tesla – , ele provou ser mais do que uma mente brilhante. É um visionário.

Não se assuste com a simplicidade desse modelo. São apenas 3 etapas:

Vender um produto de alto ticket para poucas pessoas.

Vender um produto de ticket médio para um volume médio de pessoas.

Vender um produto de ticket baixo para as “massas”.

Ao gerar caixa com a etapa 1, você garante recursos para escalar na etapa 2. E, da mesma forma, da etapa 2 para a 3. Simples, não é mesmo? Agora… por que esse modelo é tão eficiente? Apesar da simples ideia, a resposta para essa pergunta provoca ótimas reflexões. Após quase falir na crise de 2008 e 2009, a Tesla hoje é maior do que empresas centenárias como a Ford e a General Motors. Durante mais de 10 anos, o modelo Tesla se mostrou vencedor. E aqui estão as 3 grandes lições que eu tirei dele.

Lição #1: No início, é mais fácil vender 100 itens “caros” do que 10.000 itens “baratos”. Quando você está começando, você ainda não tem uma audiência gigante. Logo, vender 100.000 produtos/serviços é um trabalho muito complexo. Se o objetivo de uma empresa no seu primeiro ano é faturar 1 milhão de reais, o que soa mais fácil para você?

Vender 10.000 unidades a 100 reais? Vender 100 unidades a 10.000 reais? Acredite, a segunda opção é muito mais fácil do que a primeira. Quando você vende produtos/serviços de valor mais elevado, você consegue:

Conhecer melhor sua audiência, pois você está muito próximo dela. Personalizar sua entrega para dores e sonhos específicos dela. Firmar sua autoridade em um nicho pequeno, se tornando um peixe grande em um aquário pequeno no início. Dessa forma, criar um modelo de vendas é muito mais fácil.

Ao contrário, quando você vende produtos/serviços mais baratos em escala, você precisa:

Generalizar o seu produto para um público maior e diverso.

Ter um time de entrega para garantir a satisfação da sua audiência.

Transmitir uma alta confiança e autoridade para alcançar esse número de clientes.

Perceba como a Tesla começou com um carro elétrico de luxo. Ela desenvolveu um produto incrível para um nicho pequeno a um valor elevado. Um carro elétrico atrativo que não emite gases, é silencioso e muito rápido.

Lição #2: Menos Visões Românticas. Mais Ação. Primeiro o Alicerce. Depois o Telhado.

Empreendedores de primeira viagem têm visões românticas sobre a linha de chegada. Afinal, todos querem ser como Elon Musk agora em toda a sua glória.

Mas quem está disposto a trabalhar 100 horas por semana?

Quem está disposto a colocar toda uma fortuna pessoal ($165 Milhões) acumulada de anos de trabalho para salvar suas empresas?

Quem está disposto a investir quase $100 milhões em uma empresa sabendo que as chances de perder tudo são acima de 90%?

Agora…

É preciso visão, coragem e competência.

É preciso se doar para uma causa.

É preciso acreditar em um legado a deixar para um mundo melhor.

Esses empreendedores de primeira viagem focam na construção do telhado de uma casa ao invés do seu alicerce.

O alicerce é o ponto principal que irá segurar toda a estrutura. Mas ninguém o vê. Já o telhado é o brilho que todos os vizinhos irão ver. É o ponto mais próximo de sua casa com o céu. Não adianta projetar um telhado maravilhoso se você ainda não tem um bom alicerce para segurar tudo junto.

A Tesla precisou de uma edição limitada da primeira versão do Roadster para chegar onde chegou. O Roadster foi o seu alicerce. Hoje, o Tesla Model 3 é o seu telhado.

Lição #3: Tenha paciência e mantenha o foco no plano de longo prazo.

A missão da Tesla continua a mesma há uma década: acelerar o uso do transporte sustentável, introduzindo carros elétricos atrativos em massa para o mercado o mais rápido possível. Foi por essa missão que a Tesla começou seu projeto com um carro diferente do que as montadoras desejam quando pensam em escala.

Um carro de luxo que não era para todos, mas sim para alguns poucos grupos de pessoas dispostas a pagar mais de $100.000. Com o Roadster eles conseguiriam captar novos recursos e bancar a próxima fase: o Modelo S e o Modelo X.

E somente assim chegar até o Modelo 3 e a Gigafactory. Uma produção em massa de carros elétricos atrativos para o mercado. Manter a visão em longo prazo aliada à uma missão forte para alcançar esse objetivo. Desenvolver a paciência nesse período é mais do que necessário. É obrigatório para quem deseja sonhar alto e alcançar o que muitos consideram impossível. Como Você Pode Usar o Modelo Tesla no Seu Negócio?

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima