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Consumidores elegem o Facebook como a principal rede para comércio social

Consumidores elegem o Facebook como a principal rede para comércio social

Consumidores elegem o Facebook como a principal rede para comércio social

Facebook abrange uma gama geracional mais ampla em comparação aos concorrentes, aponta estudo da Klarna 

Imagem de Vectonauta no Freepik

Por Ian Cândido*

O Facebook foi a rede social mais popular para compra de produtos em 2023, com uma participação média de 53% nos principais mercados de consumo, conforme apontam dados apresentados por um estudo divulgado pela Klarna. O levantamento também indica que a rede social é a plataforma mais popular para a compra de produtos entre todas as gerações, exceto para a Geração Z, que prefere usar o Instagram.

De maneira geral, o Facebook apresenta um bom desempenho entre os membros das gerações mais experientes. A plataforma é a principal ferramenta de comércio social para 65% dos baby boomers (59 a 77 anos), para 60% dos membros da Geração X (43-58) e para 56% dos millennials (27 a 42). Apenas 26% dos zoomers utilizam o Facebook para fazer compras.

Os números tornam-se ainda mais expressivos em outro contexto da pesquisa, que aponta que 75% dos membros da Geração Z e quase metade dos Millennials tomam decisões de compra influenciadas por anúncios nas redes sociais, enquanto quase um terço de todos os utilizadores das redes sociais recorrem às plataformas para encontrar os produtos desejados.

Neste panorama, o Instagram foi classificado como a segunda plataforma de mídia social mais popular para compras, com uma participação média de 46% nesses mercados. O “irmão mais novo” do Facebook destaca-se como vitrine e checkout principalmente na Espanha e em Portugal, onde 57% dos usuários fazem compras pela plataforma.

Seguindo o Instagram, YouTube (42% de participação) e TikTok (33%) se destacam na lista das redes sociais mais amigáveis ao comércio social. Neste recorte, quase metade (49%) dos entrevistados pertencentes à Geração Z afirmaram utilizar o TikTok para comércio social, enquanto o YouTube foi a escolha número um dos Millennials: 47% deles declararam utilizar a plataforma em algum momento da jornada de compra.

Alemanha, Austrália, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Portugal e Reino Unido foram os mercados avaliados pelo estudo.

* Ian Cândido para Mundo Marketing

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