Reveja os ícones verdes da alta joalheria e se inspire!
Por Carolina Sanches
Quem ama a joalheria sabe que não é possível falar das esmeraldas sem lembrar de Cleópatra e outras tantas mulheres poderosas. Talvez por isso a gema foi e continua sendo referência de glamour e exuberância, despertando paixões até os dias de hoje.
As gemas verdes continuam flertando com a realeza e ostentando beleza em joias de estilo clássico ao contemporâneo. Algumas delas entraram para a história por sua importância, mas também por terem desfilado ao lado de famosas, como a duquesa de Cambridge, que adora usar uma espetacular gargantilha e brincos de esmeralda. Ou como Diana, que também tinha uma queda toda especial por esmeraldas e fica ainda mais linda quando desfilava com elas.
Elizabeth Taylor faz parte dessa lista e mostrou as mulheres com quantos quilates se faz um bom conjunto de esmeralda. A diva foi presenteada por seu marido, Richard Burton, com um inesquecível conjunto de diamantes e esmeraldas na década de 1960. Até hoje é considerado um dos mais caros e poderosos da história da joalheria.
Outra joia sensacional é uma tiara de franja que foi um presente dos pais de Louise, o Príncipe e a Princesa de Gales (mais tarde o Rei Eduardo VII e a Rainha Alexandra). A peça representa os descendentes da rainha Victoria em toda a Europa. Sua construção versátil revela que a tiara poderia ser usada como um adorno de cabeça ou convertida em um colar, uma inovação para a época e ainda um colírio para quem se encanta com as belas e raras esmeraldas.